De forma gratuita, Qatar Cargo leva suprimentos médicos em ajuda à China

Nas últimas semanas, a China tem lutado muito para conter a propagação do surto de coronavírus e tratar aqueles que já têm a doença. Nesse processo, o país rapidamente esgotou seus estoques principais de suprimentos médicos. Em resposta a isso, a Qatar Airways está oferecendo voluntariamente transporte de carga aérea gratuita para assistência médica em coordenação com embaixadas e consulados chineses em todo o mundo.

Avião Boeing 777F Qatar Cargo
Boeing 777F da Qatar Cargo

A primeira entrega

A primeira entrega de ajuda médica da Qatar Airways Cargo foi transportada para Xangai em 2 de fevereiro. Essa remessa incluiu 100 mil máscaras respiratórias, bem como 2700 luvas de látex descartáveis. Esses itens vão para profissionais de saúde de hospitais da província de Hubei, o epicentro do vírus.

De acordo com o Yahoo Finance, a companhia aérea também estará doando milhões de máscaras e frascos de desinfecção para áreas na China onde os suprimentos são mais necessários.

“Estamos tomando ações imediatas para ajudar a aliviar a situação desoladora e devastadora na China. Esperamos dar uma contribuição positiva, alavancando nossos pontos fortes como uma das principais transportadoras de carga aérea do mundo”, disse Akbar Al Baker, Diretor Executivo do Grupo Qatar Airways.

Doações de comunidades chinesas

Somente as empresas e comunidades chinesas no Catar já doaram 700 kg de ajuda médica. Esse número aumentará à medida que as doações de suprimentos médicos das comunidades chinesas de todo o mundo chegarem.

Os cargueiros da Qatar Cargo fazem parte da rede global da Qatar Airways. Isso inclui 170 destinos que alimentam seus gateways de carga na China, localizados nas cidades de Xangai, Guangzhou, Hong Kong e Macau.

Com o nome de “Canal Verde”, esta iniciativa de transporte aéreo gratuito foi introduzida em um anúncio conjunto da Qatar Airways e da Embaixada da China no Catar:

“Gostaria de agradecer à Qatar Airways por abrir um ‘Canal Verde’ para transportar esses suprimentos. China e Qatar são bons amigos. Apreciamos muito o apoio à pátria de cidadãos e empresas chinesas no Catar, o que fortalece ainda mais nossa confiança para vencer esta batalha. Isso certamente escreverá outra história gloriosa nas relações China-Catar”, disse Zhou Jian, embaixador chinês no Catar.

Prestando assistência, tomando as precauções necessárias

Avião Boeing 747-8F Qatar Cargo
Boeing 747-8F da Qatar Cargo

Embora a Qatar Airways esteja contribuindo com sua divisão de carga, tomou a decisão de suspender os voos de passageiros para a China continental desde 3 de fevereiro, porém por um motivo diferente das demais companhias (veja os detalhes clicando aqui ou na matéria ao final do texto).

A companhia aérea está revisando suas operações semanalmente para avaliar a situação, e restabelecerá imediatamente seus voos assim que as restrições diminuírem.

No entanto, os serviços de carga da Qatar Airways Cargo para Guangzhou e Xangai permanecem inalterados.

A frota da Qatar Airways Cargo inclui dois Boeings 747-8F, dezenove Boeings 777F e cinco Airbus A330F.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.