Forte vento empurra avião contra ponte de embarque e arranca teto do hangar da Delta em Boston

vento

A Southwest Airlines retirou um de seus Boeing 737 de serviço depois que fortes rajadas de vento conseguiram movê-lo enquanto estava estacionado, jogando-o em direção à estrutura da ponte de embarque e resultando em alguns danos. O evento foi testemunhado por pessoas no aeroporto, e aconteceu em meio a um ciclone costeiro no nordeste dos Estados Unidos.

Os ventos violentos de mais de 130 km/h na região de Boston causaram vários prejuízos, mas talvez o mais interessante foi saber que um avião de mais de 55 toneladas (vazio) foi movimentado pela força da natureza. Uma porta-voz da Southwest disse que a aeronave estava no portão quando as rajadas de vento começaram a mover a aeronave, “fazendo com que a asa esquerda fizesse contato com a ponte”.

O avião ocupava um dos fingers do Aeroporto Internacional de Boston – Logan e estava vazio quando o incidente ocorreu na noite de quarta-feira (16), confirmou a porta-voz. Imagens do aeroporto, que foram compartilhadas em redes sociais, mostram a asa do avião descansando em uma seção da ponte. Não houve grandes danos à aeronave, embora ela tenha sido retirada da linha de voo para perícia.

Mais estragos no aeroporto

O incidente com o Boeing 737 da Southwest foi apenas um dos danos ao aeroporto de Logan, em Boston, em meio ao ciclone da noite de quarta, que provocou ventos fortes e derrubou a energia de centenas de milhares de habitantes da área. Outra estrutura afetada foi o hangar da Delta no aeroporto, que foi quase que totalmente arrancado, como mostram as imagens abaixo:

Autoridades que supervisionam o aeroporto também relataram que várias árvores derrubadas nas estradas do aeroporto, de acordo com o Boston 25 News, causando transtornos aos passageiros que tentavam chegar ou sair do terminal aeroportuário.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Decolagem Aeroporto

DECEA atualiza legislação sobre uso de arredores de aeródromos

0
Para construir nos arredores de aeródromos ou aeroportos é preciso ter um parecer do DECEA. Isto porque a construção pode causar impactos na segurança.