Início Aeroportos Com fortes ventos, aviões fazem rara chegada em curva em São Francisco,...

Com fortes ventos, aviões fazem rara chegada em curva em São Francisco, veja vídeos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Quem acompanha a aviação de perto geralmente está acostumado a ver fotos e vídeos das famosas aproximações paralelas do Aeroporto Internacional de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos. Grandes aviões pousam lado-a-lado nas pistas 28L e 28R, muito mais usadas em virtude da direção predominante do vento na região.

Na semana passada, entretanto, as condições meteorológicas levaram a uma rara utilização das pistas 01L e 01R, cruzadas com as anteriores, cujo procedimento de aproximação precisa ser executado em curva por conta do alto relevo das montanhas presentes no litoral.

Conforme os vídeos acima, o procedimento lembra os clássicos tempos dos pousos no Aeroporto Kai Tak, em Hong Kong. Embora aparentemente as curvas não sejam tão apertadas quanto eram no já desativado aeroporto asiático, ainda assim os aviões terminam o procedimento a poucos segundos de cruzar a cabeceira.

Pousos dessa natureza exigem um grau extra de habilidade do piloto, afinal, em uma aproximação padrão o avião é estabilizado em uma descida linear de vários minutos, e uma arremetida é executada diante de certos limites de fuga da trajetória estável. Na aproximação em curva, entretanto, a aeronave é alinhada com o rumo da pista apenas nos instantes finais antes do pouso.

Mas, claro, é importante destacar que nada disso representa um risco para o voo. A aproximação, embora incomum e mais complexa, é toda baseada em procedimentos pré-estabelecidos para que os aviões cheguem com segurança ao ponto de toque.

Veja a seguir mais um vídeo de pousos pelas pistas 01 de São Francisco, gravados em fevereiro do ano passado, quando também houve incidência dos ventos incomuns nessa direção.

No passado, já publicamos uma matéria com fotos e vídeos da incrível chegada em curva de Kai Tak. Caso queira acessá-la, pode clicar aqui ou no título a seguir. As imagens são de encher os olhos!