Fortes ventos fazem avião Fokker 28 argentino ficar “empinado” no pátio

Mesmo pesando várias toneladas, os aviões são muito suscetíveis às forças da natureza, principalmente ao vento. E nem precisam estar voando para isso. Veja por exemplo o caso desse Fokker F-28 da Força Aérea Argentina, que acabou “sentado” no chão do Aeroporto de El Palomar, devido às rajadas intensas que atingiram a região de Buenos Aires nos últimos dias.

Felizmente, o avião não foi danificado, mas os ventos intensos exerceram tamanha pressão sobre as asas a ponto de conseguir levantar a aeronave e finalmente desequilibrá-la, mantendo-a em posição parecida com a da decolagem.

A explicação oficial dada pela FAA indica que, como o avião não tinha carga ou combustível, a força do vento fez com que ele caísse para sua cauda, ​​que é a parte mais pesada porque seus motores estão localizados ali.

Essa situação específica ocorreu no meio da tempestade que atingiu a região metropolitana entre quinta-feira à noite e sábado e que, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, continuará nas próximas horas. Segundo a previsão, haverá fortes tempestades ao norte da província de Buenos Aires, na cidade de Buenos Aires e no Rio da Prata.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias