Fotógrafa registra rara cena de um jumbo Boeing 747 voando com um motor apagado

Foto de Annie Wroblewski via The Aviation Herald

No começo do mês de junho, um Boeing 747-400 da Kalitta Air (N401KZ), empresa americana especializada no transporte de carga, teve um problema durante o voo K4-335, que seguia de Los Angeles para Bruxelas, obrigando os pilotos a desligarem um dos motores.

O evento ocorreu entre os dias 10 e 11 de junho, quando a aeronave já estava em cruzeiro no FL370 (~11 mil metros) de altitude sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 550 milhas náuticas a sudoeste de Keflavik, na Islândia. Em determinado momento, como comenta o The Aviation Herald, a tripulação recebeu mensagens “ENG OIL FILT 2” e “ENG OIL TEMP” para o motor #2. 

Em seguida, os pilotos atuaram nas listas de verificação e desligaram o motor defeituoso, descendo em seguida para o FL330 e declarando emergência. Apesar do estado do voo, a tripulação julgou que a aeronave estava estável e optou por não pousar imediatamente, seguindo para East Midlands, no Reino Unido, onde pousou com segurança duas horas e vinte minutos depois.

Uma inspeção pós-voo constatou que o motor #2 tinha danos internos. As alternativas seriam realizar a manutenção no próprio Reino Unido ou levar o avião com apenas três motores funcionando de volta aos Estados Unidos. A segunda opção foi a escolhida.

Quando a foto foi feita

Com isso, um voo de traslado foi conduzido 30 horas depois do incidente, com a aeronave cruzando o Atlântico em condição trimotora, até pousar em Columbus e, depois, seguir para Oscoda, no estado do Michigan, onde fica uma base da empresa e onde o motor foi substituído. A plataforma de rastreamento de voos RadarBox registrou o voo ferry.

Enquanto a aeronave era levada de volta à sua casa, a fotógrafa americana Annie Wroblewski deu a grande sorte de registrar o raro momento, com uma foto feita do chão, perto de Rochester, Nova Iorque, usando uma lente objetiva de 400 mm. Com isso, ela conseguiu uma bela imagem do jato cruzando no FL380, como relata o AvHerald.

Após os reparos, a aeronave voltou ao serviço em 20 de junho de 2021.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias