Início Acidentes e Incidentes Fotos mostram como ficou o motor do A320neo que ‘engoliu’ uma ave...

Fotos mostram como ficou o motor do A320neo que ‘engoliu’ uma ave na decolagem

O motor danificado após o incidente

No último final de semana, acompanhamos o incidente em que um Airbus A320neo da Spirit Airlines colidiu com uma ave quando fazia sua decolagem, tendo havido a ingestão da mesma pelo motor direito.

Em geral, em situações como essa o motor apenas sofre variações de parâmetros e alguns danos, que podem levar à necessidade de desligamento do mesmo. Isso, porém, é algo que não compromete a segurança do voo uma vez que os aviões bimotores são projetados para seguir voando com apenas um em funcionamento.

Neste caso em específico, no entanto, houve a incomum ocorrência de fogo após o motor ter sido danificado pela ingestão da ave, mas a aeronave permaneceu em solo por estar ainda em baixa velocidade na corrida, possibilitando a rejeição da decolagem. Devido ao fogo, houve a necessidade de evacuação emergencial dos passageiros, para maior segurança no caso de uma evolução para um incêndio na aeronave.

Felizmente a situação foi rapidamente controlada com o pronto atendimento da equipe de bombeiros do aeroporto, sem consequências para nenhuma das pessoas a bordo, porém, novas imagens divulgadas nesta semana mostram que o motor sofreu avarias consideráveis.

Conforme o registro acima, nota-se que uma das lâminas do “fan”, o rotor dianteiro que suga o ar, foi completamente fraturada em sua base. Normalmente, as lâminas são resistentes o suficiente para apenas sofrerem pequenos danos, destruindo a maior parte do objeto que está sendo sugado. No entanto, neste caso parece ter sido uma ave de porte considerável, exercendo assim uma carga acima da resistência da peça.

Além da região frontal, a área traseira do motor é vista bastante danificada no local em que as chamas eclodiram. Como citado acima, esse é mais um aspecto incomum deste incidente em específico, pois não é comum haver princípio de incêndio diante de ingestões de aves. Mas, possivelmente como consequência da quebra da lâmina do fan, a peça fraturada pode ter causado outros danos internos que resultaram neste problema adicional.

Caso você não tenha visto ou queira rever os detalhes deste incidente, incluindo os vídeos feitos a bordo por passageiros, pode acessar clicando aqui ou no título a seguir.

Sair da versão mobile