França aposenta nessa semana o A340 para o substituir por aviões ex-Avianca Brasil

A Armée de l’Air, a Força Aérea da França, está aposentando nessa semana os seus quadrijatos Airbus A340-200, que serão substituídos por aviões A330 que foram da Avianca Brasil.

O quadrirreator francês que está sendo trocado é a menor versão da família A340. Esteve longe de ser um sucesso de vendas, tendo sido produzidas apenas 28 unidades, a maioria já aposentada. A sua proximidade em capacidade e alcance com o A330-200, que é da mesma plataforma e foi introduzido anos depois, mas que tinha apenas dois motores e um consumo consideravelmente menor, fez com que a aeronave não “pegasse”.

Na Armée de l’Air os dois jatos chegaram em 2006 e 2007 para servir à presidência da república francesa. Ambos eram usados e haviam sido os dois únicos encomendados pela Austrian Airlines em 1995. Eles seguiram carreira juntos na força francesa e agora estão sendo substituídos também juntos por outros dois A330-200, que voaram na Avianca Brasil.

Um dos A340 franceses, de matrícula F-RAJA, já fez o seu voo de Paris para Toulouse, onde foi fabricado e também onde será preparado para aposentadoria, sendo que provavelmente seguirá para o Aeroporto de Tarbes-Lourdes.

Com isso, o A340-200 perde mais uma operador e passa a ser visão rara no mundo. Atualmente, apenas a venezuelana Conviasa opera o jato de maneira regular, sendo que os outros A340-200 ativos pertencem aos governos da Árabia Saudita, Catar e Egito.

Trajetória de um dos últimos voos do F-RAJA © FlightAware
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Congonhas dará desconto para voos com Boeing 737 MAX e outros...

0
A Aena, lançou um inédito programa de incentivo a voos mais sustentáveis no Aeroporto de Congonhas, beneficiando o meio ambiente.