Início Empresas Aéreas Francesa HOP! conclui a retirada de todos os aviões Embraer ERJ-145 de...

Francesa HOP! conclui a retirada de todos os aviões Embraer ERJ-145 de sua frota

Foto: Markus Eigenheer from Genève, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um ano e meio após remover os jatos regionais Embraer ERJ-145 das suas rotas, a empresa francesa HOP! entregou formalmente seu último jato do modelo no dia em 5 de julho de 2021.

Tendo voado pela última vez em 20 de março de 2020, as aeronaves foram posteriormente estacionadas no aeroporto de Clermont-Ferrand e foram entregues gradativamente aos seus donos. O último, decolou nessa semana com destino a Toulouse para manutenção e repintura, antes de ser entregue novamente a um novo operador não divulgado.

Ao longo de sua história, a HOP! operou um total de treze ERJ-145. A aeronave não tem um substituto direto na frota da regional, que é subsidiária da Air France e marca a saída da empresa do mercado de aviões de até 50 assentos. Quanto aos modelos Embraer, a empresa ainda conta com o E-170, seu principal avião no momento.

Destinos

O mercado para essas aeronaves usadas parece ser mais promissor em algumas regiões específicas do mundo, com um destaque para a África. Recentemente, temos noticiado algumas entregas de jatos ERJ-145 para o continente, incluindo de aeronaves que voaram na HOP!.

Um exemplo recente foi a nota da ACIA Aero Leasing, uma locadora especializada em aeronaves regionais, que anunciou a compra de duas aeronaves Embraer ERJ145 da Jetcraft Commercial. Os jatos cobertos pela transação voaram anteriormente na francesa HOP! e foram transportados para Joanesburgo, na África do Sul e Toulouse, na França, para trabalhos de manutenção pré-entrega, antes de entrarem em serviço novamente.

À época, a ACIA comentou que o ERJ-145 é adequado para ambientes operacionais adversos, e acredita que o tipo de aeronave oferece capacidade do tamanho certo e economia operacional que atendem às necessidades específicas dos operadores africanos.

Sair da versão mobile