Funcionários da GOL fazem dancinha para explicar como funciona o filtro HEPA dos aviões

Para trazer mais consciência e fazer com que os passageiros percam o medo de voar durante a pandemia, enquanto mostram como é seguro estar num avião, funcionários da GOL Linhas Aéreas de João Pessoa gravaram um vídeo com uma dancinha educativa.

O motivo principal do vídeo foi mostrar que há um sistema de troca de ar da cabine suportado por filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), um filtro de ar industrial utilizado em todas as aeronaves comerciais modernas, inclusive as da GOL Linhas Aéreas. Com alta capacidade de filtragem, ele faz parte do sistema de ar-condicionado e pressurização, que renova a cada 3 minutos todo o ar da aeronave, garantindo um fluxo de ar maior que em qualquer outro ambiente fechado.

O filtro é o mesmo utilizado em ambientes hospitalares e extrai mais de 99,9% dos menores vírus e bactérias presentes no ar, tão pequenos quanto 0,01 micrômetro.  O Coronavírus, que varia de 0,08 a 0,16 micrômetros, é filtrado com eficiência pelos filtros HEPA utilizados nas aeronaves.

Porém, por ser algo muito técnico e não conhecido por pessoas de fora da aviação, acaba não sendo do conhecimento da maioria dos passageiros, que têm medo de voar em uma cabine fechada e pressurizada por um longo período.

Estudos, inclusive, já mostraram que, desde que todos os passageiros usem máscara, é mais fácil ser atingido por um raio do que contrair coronavírus na aeronave.

É nessde contexto que surge o vídeo dos funcionários da GOL de João Pessoa, todo ambientado no terminal e na aeronave. As imagens da música e da dancinha estão disponíveis no início dessa reportagem e estão viralizando na rede.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias