Fundada por decreto de Perón, Aerolíneas Argentinas completa 70 anos de voos

Apesar de ter sido criada oficialmente no dia 14 de maio de 1949, quando o então presidente Juan Domingo Perón, assinou um decreto que determinava a fusão das empresas ALFA, ZONDA, FAMA e Aeroposta Argentina para dar origem a uma companhia aérea nacional, seu primeiro voo só foi acontecer mais de um ano depois, em 7 de dezembro de 1950.

A última, é a data que a empresa aérea comemora nessa semana.

Entre 1950 e 1990 foram 40 anos de voos e histórias acumuladas sob o comando do governo. Em 1990 a companhia foi privatizada, terminando nas mãos de um consórcio liderado pela Iberia.

Entre 2001 e 2008, passou por uma grave crise, resultando em sua reestatização. De 2009-2015, a empresa passou por um processo de modernização que possibilitou a renovação total de sua frota, incluindo a encomenda dos jatos Embraer, novos Boeings e Airbus, além da inauguração Centro de Treinamento e a construção de um novo hangar. 

Mais recentemente, uma nova crise, dessa vez pela pandemia, e as coisas novamente ficaram fora do controle da empresa, que resultou numa grande reestruturação. Dentre as principais ações tomadas estão a fusão com a Austral Lineas Aereas, sua empresa subsidiária, além da criação de uma unidade de manutenção e outra de carga.

Nas redes sociais, a companhia aérea celebrou a data enquanto compartilhou um vídeo que mostra um pouco de sua história.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias