Início Variedades Futuros comissários aprendem a profissão em um clássico Boeing que voou na...

Futuros comissários aprendem a profissão em um clássico Boeing que voou na Varig

Uma curiosidade que os alunos da Flight Escola de Aviação, localizada em Porto Alegre, conhecem desde a primeira aula é que eles serão treinados num clássico. Um Boeing 737-200 original, que voou por muitos anos na VARIG. Também é muito bom saber que uma aeronave que já transportou centenas de milhares de pessoas foi preservada.

Adquirido da Massa Falida da empresa aérea em 2012, o Boeing 737-200 (msn 21003) voou por décadas na VARIG com a matrícula PP-VMH. Trata-se de uma aeronave de um único dono, já que foi entregue para a empresa brasileira em dezembro de 1974 e nunca ganhou outras cores que não a da empresa aérea rio-grandense.

De 2004 a 2012, o jato ficou jogado ao tempo e se deteriorou. Quando a escola comprou sua fuselagem, foi necessário um amplo processo de manutenção, mas que deu vida ao clássico jato, que agora recebe alunos de diferentes cursos, como Comissário de Voo e Mecânico de Manutenção de Aeronaves, além de treinamentos de companhias aéreas, que podem usufruir de uma estrutura original para aprimorar seus conhecimentos.

Curiosamente, parte da recuperação foi feita pelos próprios alunos, especialmente os do curso técnico de Manutenção de Aeronaves, que aproveitaram para colocar sua experiência a prova, como preparação para a futura profissão.

Outras disciplinas ministradas no Boeing incluem serviço de bordo, procedimentos de emergência, conserto de equipamentos e peças, e primeiros socorros, com foco em prover uma abordagem lúdica aos alunos. Vale lembrar que a Escola ocupa, hoje em dia, instalações que já abrigaram a Fundação Rubem Berta, antiga mantenedora da VARIG.

A escola atua desde 1998 com cursos licenciados pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a empresa, um dos seus trunfos são os bons índices de aprovação na prova da ANAC (98%) e a inserção dos alunos no mercado de trabalho.