Gabinete do Reino Unido aprova terceira pista do London Heathrow

Imagem: Divulgação / Heathrow Airport

O secretário de transportes do Reino Unido, Chris Grayling, declarou que o gabinete do governo aprovou a construção de uma terceira pista no maior aeroporto de Londres, o Heathrow Airport. As discussões sobre a nova pista já se arrastavam por mais de 40 anos.




Descrevendo a decisão como um “momento histórico” perante o Parlamento, o secretário afirmou que seguiu a recomendação original da Comissão Independente do Aeroporto para a nova pista Norte do hub britânico.

Grayling acrescenta que o atual gestor do London Heathrow é o “único com credibilidade” para promover a ampliação, apesar de algumas partes interessadas sugerirem que esse aspecto deveria ser revisado. “Esta questão tem sido debatida há meio século”, diz Grayling, “e a decisão está sendo tomada no interesse nacional”.

A decisão ainda precisa ser encaminhada para votação dos parlamentares, o que deve acontecer nas próximas semanas. Mais de 80.000 respostas foram recebidas durante duas consultas nacionais no ano passado e todos os pontos foram “cuidadosamente considerados”, segundo o secretário. “O tempo para a ação é agora. Heathrow já está cheio e os aeroportos restantes de Londres não ficarão muito atrás”.

Projeção gráfica da nova pista Norte. Imagem: Divulgação / Heathrow Airport

Grayling diz que a expansão “trará benefícios reais em todo o país”. Ele ressalta que 15% dos slots serão usados ​​para facilitar as conexões domésticas e que a conectividade regional é parte fundamental do processo de tomada de decisão.

O Heathrow Airport possui um hotsite com informações sobre o projeto e os benefícios da ampliação. Confira acessando aqui!

 
Informações pelo Flight Global.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.