GE destaca diâmetro do motor GE9X do 777X: “maior que fuselagem de Boeing 737”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Motor 777X GE9X GE Aviation
Imagem: GE Aviation

Os leitores assíduos aqui do AEROIN já devem saber que o novo avião 777X da Boeing, além de ser o maior bimotor já produzido na história da aviação comercial, é impulsionado pelo maior e mais potente motor turbofan de todos os tempos.

Mas mesmo já sabendo, temos certeza que nunca acham demais admirar o tamanho e a beleza da tecnologia envolvida no projeto dos motores GE9X.

Assim como comentamos em algumas das matérias relacionadas ao 777X ou ao próprio motor, o diâmetro deste novo propulsor da GE Aviation é tão grande que se compara à fuselagem de um Boeing 737, conforme destacou a própria fabricante na última quarta-feira, 30 de setembro.

Em sua publicação, a GE faz um trocadilho com a palavra “Fan”, que em inglês é usada tanto para indicar alguém que é fã de algo quanto o “ventilador” frontal dos motores. Ela comenta:

“Fan do motor GE9X? Nós entendemos. Com 134 polegadas (3,40 metros), o fan frontal do motor GE9X é maior que qualquer outro motor comercial. O fan por si só é mais amplo do que uma fuselagem de Boeing 737!”

É isso mesmo. Seria possível acomodar 6 poltronas lado a lado na dimensão diametral do GE9X. Para você ter uma noção do tamanho, olhe ao seu redor se estiver dentro de algum cômodo. Provavelmente o teto está a cerca de 3 metros do chão. Consegue imaginar um motor de 3,4 metros de diâmetro nesse local? Enorme, não é mesmo!

Só há um probleminha com a afirmação da GE. O diâmetro da cabine do Boeing 737 é de cerca de 3,54 metros, portanto, o fan por si só não é maior com seus 3,4 metros. Na verdade, é o diâmetro total do motor, com os demais componentes externos, como as carenagens, que supera o da cabine do 737. De qualquer forma, ainda estamos falando de um motor com a dimensão radial de um Boeing 737!

Sua potência também impressiona. O novo motor bateu 134.300 libras de empuxo durante testes acompanhados por jurados do Guinness World Records no meio do ano passado. Isso não é tão longe do empuxo gerado pelo foguete Soyuz que levou o cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço pela primeira vez em 1961.

O recorde anterior era do motor GE90, o antecessor do GE9X, feito para o Boeing 777, anterior ao 777X. O modelo anterior tem 128 polegadas (3,30 metros) de diâmetro e havia definido o recorde de 127.900 libras de empuxo.

Veja nos dois vídeos a seguir uma viagem por dentro do grande motor, mostrando em detalhes seus componentes, bem como a montagem real dele:

Convidamos você mais uma vez a dar uma olhada em uma sequência de imagens que dão uma melhor ideia do tamanho dessa beleza da tecnologia moderna. Veja na matéria abaixo ou clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias