GE e NASA se unem para fazer novo motor compacto para aviões comerciais

Imagem: GE Aviation

Como parte da busca da empresa GE Aviation para desenvolver tecnologias de voos comerciais mais sustentáveis, a fabricante de motores a jato está se associando à NASA para pesquisar núcleos de motores avançados para aeronaves de corredor único (narrow-body, ou corpo estreito).

Como parte do projeto Hybrid Thermally Efficient Core (HyTEC) da NASA, a GE Aviation recebeu vários contratos de compartilhamento de custos para o desenvolvimento do núcleo do motor avaliados em mais de US$ 20 milhões, incluindo os investimentos da NASA e da GE. Os planos são de testar no solo um novo núcleo de motor compacto em meados da década de 2020.

A GE Aviation irá testar e desenvolver projetos de motores a jato compactos, incluindo tecnologias de compressor, combustor e turbina de alta pressão para melhorar a eficiência térmica. O desenvolvimento contínuo de Compósitos de Matriz Cerâmica (CMCs), um material avançado e resistente ao calor, também é uma parte importante do esforço para melhorar a eficiência do combustível e reduzir as emissões.

“O projeto HyTEC expande ainda mais a parceria da GE Aviation com a NASA no futuro do voo com nosso compromisso compartilhado de acelerar a introdução de tecnologias que reduzem o impacto ambiental da aviação comercial e fazem uma redução radical na queima de combustível”, disse Mohamed Ali, vice-presidente de engenharia da GE Aviation.

Esses novos contratos anunciados pela NASA hoje se baseiam em um prêmio anterior que a GE Aviation já recebeu em 2020 e administrado pelo programa HyTEC. O prêmio 2020 enfocou o amadurecimento da tecnologia de extração de energia para um programa de motor turbofan de próxima geração.

Esses prêmios HyTEC, sob a Parceria Nacional de Voo Sustentável da NASA, também complementam a recente seleção da GE Aviation e da NASA para um demonstrador de tecnologia elétrica híbrida de classe megawatt.

“Somos gratos pela confiança da NASA na GE Aviation como parceira para co-desenvolver soluções de tecnologia sustentável, incluindo novos núcleos de motores de aeronaves e motores elétricos híbridos que são elementos críticos de nosso Programa CFM RISE”, disse Ali.

A GE Aviation está desenvolvendo projetos de núcleos de motores compactos como parte do Programa CFM RISE (Inovação Revolucionária para Motores Sustentáveis), anunciado em junho de 2021. Uma série abrangente de esforços de maturação de tecnologia e demonstradores estão planejados para aumentar a eficiência propulsiva e térmica ao mesmo tempo em que são compatíveis com fontes de energia alternativas, incluindo combustível de aviação 100% sustentável e hidrogênio. 

O roteiro de tecnologia inclui uma arquitetura de fan (ventilador) aberto, capacidade elétrica híbrida para otimizar a eficiência do motor e um novo núcleo compacto para atingir emissões de CO2 20% mais baixas em meados da década de 2030 em comparação com os motores mais eficientes de hoje.

Informações da GE Aviation

Leia mais:

https://aeroin.net/airbus-conversa-ge-revolucionario-motor-hidrogenio/
https://aeroin.net/o-motor-de-aviao-que-deu-inicio-a-tudo-na-ge-aviation-cf6-6-fez-seu-voo-final/
https://aeroin.net/primeiro-voo-comercial-eletrico-a-hidrogenio-do-mundo-deve-acontecer-ja-em-2024/

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias