GE9X entra para o Livro dos Recordes como motor a jato mais poderoso de todos os tempos

A americana General Eletric bateu seu próprio recorde no Guinness Book com a GE9X, o mais poderoso motor a jato já feito na história!

Projetado exclusivamente para o gigante Boeing 777X (que também é o maior bimotor do mundo), o novo motor bateu 134.300 libras de empuxo durante testes acompanhados por jurados do Guinness World Records.

Isso não é tão longe do empuxo gerado pelo foguete Soyuz que levou o cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço pela primeira vez em 1961.

Resultado de imagem para GE9X
Comparação de tamanho entre a fuselagem do 737 MAX 8 e os motores GE90 e GE9X © Air Current

O recorde anterior era do GE90, o antecessor do GE9X feito para o Boeing 777, sucedido pelo 777X. O modelo anterior bateu o recorde chegando a 127.900 libras de empuxo.

Até o momento existem mais de 700 motores GE9X encomendados. O gigante tem 3,35 metros de diâmetro no bocal principal. A sua razão de compressão é de 60:1. Ao mesmo tempo que traz mais potência, o GE9X é 10% mais econômico que o GE90.

Outro ponto em relação ao GE90, é que o GE9X possui 8 blades (lâminas) a menos no fan, chegando a apenas 16. Isto foi possível graças à tecnologia de impressão 3D de cerâmica com materiais compostos em uma matriz. Já as temperaturas internas na câmara de combustão podem chegar a incríveis 1.315ºC!

Pela Assessoria de Imprensa da GE

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Avião Embraer ERJ-145 CommutAir United Express

Jatos Embraer ERJ-145 da CommutAir ganham uma renovação total em seu...

0
A empresa aérea regional americana CommutAir anunciou na segunda-feira (6) o lançamento de um esforço para atualizar e substituir