Companhia aérea Germania declara falência

A companhia aérea alemã Germania declarou falência na noite de ontem (04). A empresa informou que todos os seus voos foram suspensos na noite do dia 04 para o dia 05.

A decisão não afeta as subsidiárias Germania Flug da Suíça e a empresa de wet-lease Bulgarian Eagle da Bulgária.

O CEO Karsten Blake declarou que “Infelizmente não conseguimos atingir esforços financeiros suficientes para cobrir a liquidez a curto prazo que era necessária para uma conclusão positiva. Nos arrependemos muito desta consequência, mas a nossa única opção era pedir insolvência (falência).”

Os passageiros afetados pela suspensão dos voos da Germania que compraram em pacotes de viagens podem contatar a sua agência de viagem para efetuar a remarcação. Já os passageiros que compraram diretamente com a Germania não terão a possibilidade de reacomodação.

As dívidas da empresa cresceram como consequência de eventos não esperados, como o aumento no preço do combustível somado ao fato da desvalorização do Euro contra o Dólar, além de atrasos na incorporação de aeronaves e um número incomum de manutenções não programadas.

A Germania começou a sua história em 1978 com o Fokker F-27, migrando depois para o Boeing 727. A empresa desenvolveu-se a partir do ramo de fretamentos turísticos, e cresceu a partir de 2003 com vendas diretas em voos com operação low-cost.

No ano passado transportou mais de 4 milhões de passageiros, saindo de 18 aeroportos europeus para mais de 60 destinos pela Europa, África do Norte e Oriente Médio. Apesar do perfil de baixo custo, a companhia continuava a oferecer gratuitamente snacks, bebidas, revistas e franquia de bagagem despachada de 20kg.

A companhia baseada em Berlin operava até o dia de seu fechamento uma frota de Airbus A319, A321 e Boeings 737-700, além de possuir encomenda para 25 A320neo.

Pela Assessoria de Imprensa da Germania.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos