Gigante Airbus A380 flutua “de lado” sobre a pista ao enfrentar ventos da tempestade Dennis

Depois das diversas filmagens de pousos e arremetidas cheios de emoções na semana passada devido à tempestade Ciara, o Reino Unido agora sofre com os ventos da tormenta Dennis. E uma das consequências foi um belo vídeo que flagrou o impressionante pouso do gigante Airbus A380 em Londres.

A380 Etihad Vídeo Vento Través London

O jato quadrimotor de dois andares da companhia aérea Etihad Airways fazia sua aproximação para a pista do aeroporto de London-Heathrow neste sábado, 15 de fevereiro, em um dos dois voos diários que a empresa árabe faz com seus A380 entre Abu Dhabi e a capital inglesa.

Em meio aos fortes ventos de través, ou seja, bastante desalinhados com o sentido do pouso, a enorme aeronave é vista chegando praticamente “de lado” para não perder o alinhamento com a pista. Nota-se também grandes variações na razão de descida, hora perdendo altitude rapidamente, hora mais devagar, como consequência da inconstância dos ventos.

Demonstrando grande perícia, o piloto do Airbus A380 foi capaz de manter o gigante suficientemente estável para que o pouso fosse completado sem a necessidade de uma arremetida.

Porém, não sem uma longa flutuada rente à pista e uma intensa “dançada” em solo, até o domínio completo da direção de deslocamento sobre o asfalto após o toque em atitude glissada (quando a aeronave aponta seu nariz para uma direção diferente de seu deslocamento) por conta do vento desalinhado.

Curta a seguir cada instante e cada movimento do gigante A380 nesse belo vídeo capturado em Londres, e depois aproveite para ver, abaixo do vídeo, mais detalhes das ocorrências da semana passada como consequência da tempestade Ciara:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias