Início Aeroportos Gigante Antonov 124 Ruslan chega a Salvador, veja imagens

Gigante Antonov 124 Ruslan chega a Salvador, veja imagens

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Mais uma vez o segundo maior avião de cargas do mundo chegou ao Brasil. No início da manhã desta sexta-feira (11), às 06h56, pousou no Aeroporto de Salvador o Antonov An-124 Ruslan.

Avião Antonov AN-124 Salvador Bahia Airport
O Antonov AN-124 ao chegar em Salvador nesta sexta-feira

A aeronave veio de Santiago (Chile) e trouxe consigo um maquinário importado que tem mais de quatro metros de largura e pesa 83 toneladas, o equivalente ao peso de quatro caminhões.

A responsável pela vinda do avião é a empresa de logística Over Projects, especializada em transporte de cargas pesadas. O maquinário tem como destino uma indústria baiana.  

O cargueiro ucraniano Antonov 124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.

Particularidades

Uma curiosidade desse modelo de avião é a maneira como é feita a descarga. Enquanto na maioria das aeronaves convencionais ela é feita por portas na parte lateral do avião, no Antonov a descarga é realizada pela traseira ou pela parte frontal, neste último caso elevando o nariz da aeronave.

Avião Antonov AN-124 Salvador Bahia Airport

Tal característica permite maior praticidade e facilidade para o transporte de cargas grandes e pesadas, como é o caso do maquinário que está sendo trazido para a Bahia. 

Não é todo aeroporto que tem condições de receber um avião desse porte. Para realizar o pouso, essa aeronave necessita de padrões operacionais, infraestrutura e segurança, como os encontrados no Salvador Bahia Airport.

O Antonov é uma aeronave de Código F, ou seja, requer uma pista com 60 metros de largura e comprimento superior a 1800 metros. Também necessita de posição de estacionamento que permita a circulação em torno de seus 73 metros de envergadura de asa, somados a 7,5 metros de distância de segurança.

Outro requisito é pavimento adequado para o peso da aeronave, tanto na pista como nas áreas de taxiamento e pátio.

Avião Antonov AN-124 Salvador Bahia Airport
O Antonov AN-124 ao chegar em Salvador nesta sexta-feira

Devido ao peso concentrado e dimensões das peças, a Over Projects conduziu um estudo de viabilidade, desenhou e fabricou suportes metálicos para agilizar o carregamento na rampa da aeronave, além de contratar guindastes e carretas especiais para movimentação interna em ambos os aeroportos, já que os equipamentos comuns não comportavam uma operação desta magnitude.

Conveniência 

A peça importada chegou no Terminal de Cargas do Aeroporto de Salvador (TECA) e lá mesmo passará pelo desembaraço aduaneiro, que é a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que esta possa entrar no país.

Avião Antonov AN-124 Ruslan Salvador
Imagem: Salvador Bahia Airport

Todo o processo é realizado por um órgão federal e só então as mercadorias podem ser liberadas para o seu destino. Essa é uma conveniência do Salvador Bahia Airport: o cliente tem a facilidade, segurança e agilidade de fazer tudo no mesmo local retirada da carga, de forma prática e sem burocracia.

Após o descarregamento do gigante Antonov An-124 ao longo desta sexta-feira, conforme aprovação da ANAC, sua partida está programada para 8h00 da manhã deste sábado, 12 de setembro, no voo de número ADB-311 rumo à ilha de Curaçao, no mar do Caribe.

Veja mais imagens e vídeos no Story de nosso perfil no Instagram (clique aqui para acessar).

Com informações do Salvador Bahia Airport

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A