Gigante do leasing de aviões, Avolon cancela encomenda de 75 Boeing 737 MAX

Uma das maiores empresas de leasing aeronáutico do mundo, a Avolon emitiu uma atualização ao mercado sobre seus números, perspectivas para o ano à luz da pandemia e atualizações sobre suas encomendas junto às fabricantes, que mostram reduções massivas, sendo a maior delas de 75 Boeing 737 MAX.

A Avolon terminou o primeiro trimestre com um total de 150 clientes operando em 62 países, no entanto seu comunicado demonstra grande preocupação, com suas encomendas de aviões novos não-colocados (aqueles que ela esperava arrendar no longo prazo), caindo pela metade. Com isso, a empresa espera que o mercado aéreo vai diminuir de tamanho após a crise e vai demorar para ser retomado.

Dómhnal Slattery, CEO da Avolon, comentou: “Atualmente, estamos enfrentando o período mais desafiador da história da aviação comercial. A frota global foi efetivamente parada à medida que os países trabalham arduamente para diminuir a propagação da COVID-19. O impacto do vírus tem sido de grande alcance e a resposta necessária, tanto individualmente quanto na comunidade, não tem paralelo. Como líder em nosso setor, a Avolon está trabalhando em estreita colaboração com nossa base global de clientes para apoiá-los durante esse período. Embora nunca tenhamos visto uma crise dessa natureza, continuamos confiantes de que o setor se recuperará assim que o impacto da COVID-19 retroceder.

Somos um negócio bem capitalizado e encerramos o trimestre com caixa e facilities (linhas de crédito) superiores a US$ 5 bilhões. Com base em nossa forte base de capital, agimos rápida e decisivamente para lidar com as perspectivas do mercado e reformulamos o perfil de nossa carteira de pedidos para melhor alinhar-nos às condições do mercado. Embora continuemos comprometidos com o programa B737MAX, cancelamos compromissos para 75 aeronaves. Também cancelamos compromissos para 4 aeronaves A330neo e datas de entrega diferidas para 25 aeronaves de corpo estreito (narrow-bodies da família A320) adicionais de 2024 em diante.

O objetivo de nossas ações é reduzir nossos compromissos com aeronaves no período de 2020 a 2023 de 284 para 165 aeronaves e, assim, reduzir significativamente nossos compromissos de capital a curto prazo. Embora essas ações reflitam as condições de mercado que agora enfrentamos, a Avolon sempre manteve uma abordagem flexível para garantir que possamos nos adaptar às rápidas mudanças nas condições de mercado e alinhar nossos negócios às necessidades de nossos clientes.

Embora continue sendo difícil determinar a extensão ou profundidade dessa crise, continuamos confiantes em nossas perspectivas e na capacidade do setor de se recuperar após o COVID-19.”

Impactos da COVID-19

Em resumo, a empresa acredita que esses são os maiores impactos da pandemia:

1. O surto de COVID-19 levou a restrições extremas de viagens e cancelamentos globais de voos, afetando todas as companhias aéreas em todo o mundo, muitas das quais são clientes da empresa;

2. Embora seja difícil prever a extensão do impacto da COVID-19, a IATA registrou uma queda acentuada no tráfego aéreo no primeiro trimestre e agora estima uma perda anual de US$ 252 bilhões em receitas anuais de passageiros em todo o mundo para 2020;

3. A Avolon recebeu solicitações de mais de 80% de sua atual base de clientes para um alívio das obrigações de pagamento de seus arrendamentos. Esses arrendatários respondem por mais de 90% do fluxo de caixa da empresa de leasing. Em 31 de março, a Avolon mantinha um diálogo ativo com sua base de clientes e havia chegado a vários acordos de diferimento de aluguel por um período médio de três meses;

4. Dado o impacto contínuo nas operações dos clientes, espera-se que solicitações adicionais de redução de aluguel sejam recebidas e que vários arrendatários atrasem suas obrigações com um aumento da inadimplência.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias