Gigante avião soviético Antonov AN-124 tem visita esperada em Salvador

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Shadman Samee

Um dos maiores aviões do mundo, o Antonov An-124 Ruslan deve voltar ao Brasil em breve, dessa vez para visitar a capital baiana de Salvador, já na próxima semana. É o que indica o Registro de Voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na manhã desta quinta-feira, 3 de agosto.

Diferente do voo da semana passada para Brasília, dessa vez o gigante é operado pelo braço de transporte aéreo da fabricante ucraniana Antonov Design Bureau, conhecido como Antonov Airlines. Ele fará uma passagem por Salvador procedente de Santiago do Chile, antes de seguir para Curaçao, no Caribe.

A última vez que este avião esteve na capital baiana foi no ano passado, trazendo um equipamento especial da Alemanha e fazendo escala em Cabo Verde. Naquela ocasião, a operação foi feita pela russa Volga Dnepr.

Quando é o voo

O pouso está estimado em Salvador às 6h15 do dia 11 de setembro, sexta-feira da semana que vem, e o número de voo é o ADB3511. A decolagem rumo ao Caribe está planejada para 1h00 da manhã do dia seguinte. O voo é puramente cargueiro.

O grande jato Ruslan escalado para essa missão especial ao Brasil é o de matrícula UR-82072 e você pode acompanhá-lo clicando aqui. Você também pode participar de nosso canal no Telegram para receber novas atualizações sobre a operação. É só clicar aqui para acessar gratuitamente.

Antonov 124

O Antonov-124-100 é o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade e um líder reconhecido no mercado de carga aérea para o transporte de remessas superdimensionadas e super-pesadas. São aviões da era soviética, construídos pela Antonov, empresa que está baseada na atual Ucrânia.

A combinação de características como tamanho do compartimento de carga, alcance de voo e capacidade de elevação sem o uso de equipamento de carregamento especial, permite que o An-124 carregue carga super pesada e superdimensionada de até 120 toneladas na maior faixa de alcance. A cabine de carga pressurizada da aeronave, com seu volume total de 1.050 m³, garante oportunidades para o transporte de diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões, exigindo condições especiais de transporte.

O trem de pouso equipado com 24 rodas permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento.

O Antonov-124-100 possui duas entradas de carga, no nariz e na cauda da aeronave, ambas equipadas com rampas de carga em expansão. Para o carregamento de cargas fora do padrão, a cabine é equipada com dois guinchos elétricos com tração de 3 toneladas cada e 4 guinchos elétricos com capacidade de carga comum de até 30 toneladas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Airbus A330 sai da pista no pouso e falta de proficiência...

0
O piloto buscou direcionar o A330 para a linha central da pista aplicando o pedal direito, mas o trem de pouso esquerdo saiu para a grama.