Gigante turboélice Airbus traz esperança para o Brasil com vacina do Covid-19

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A400M “Atlas” da Royal Air Force (RAF), a Força Aérea Britânica, chegou ontem a Brasília trazendo o que pode ser uma esperança para o caminho de cura da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A400 Airbus

O avião quadrimotor é o maior turboélice já produzido na União Europeia, e conta com quatro imensos motores Europrop TP400-D6 de 11 mil cavalos cada, os maiores motores desse tipo no mundo.

Este avião é avistado de tempos em tempos voando “próximo” da costa brasileira, em voos que levam suprimentos para as Ilhas Falkland (Malvinas) e, por vezes, faz escala de reabastecimento no Rio de Janeiro – Galeão ou no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Essas escalas no Brasil já causaram mal-estar na Argentina, que afirma que as ilhas são de sua propriedade.

No entanto, dessa vez, o rumo do grande Airbus A400M da RAF é outro e ele retorna ao Brasil para trazer uma potencial nova vacina contra o coronavírus, a qual foi desenvolvida pela renomada Universidade de Oxford e será aplicada em 2 mil pacientes no Brasil. A participação no país nesses testes já foi amplamente divulgada na mídia tradicional ao longo dessa semana.

Essa é uma das primeiras vacinas a serem testadas em massa em humanos, e a primeira a ser testada na América Latina. Serão mil voluntários em São Paulo e mil no Rio, todos que não foram infectados ainda e que atuem na área da saúde, mais exposta ao vírus.

O A400M de matrícula ZM405 chegou a Brasília, de onde a vacina será distribuída. De lá, o quadrimotor seguiu para Santiago do Chile, onde irá distribuir mais um lote de vacinas para os chilenos.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Avião Airbus A380 Emirates

Últimos Airbus A380 da Emirates só devem chegar em 2022

0
No dia de ontem, 2 de dezembro, foi anunciado que a Emirates receberá seus últimos A380 em 2022, pois dois deles serão entregues em abril