GloboNews apresenta especial sobre a Panair do Brasil nesta terça (6)

O canal GloboNews apresenta nesta terça-feira (6), às 23h30, um programa ‘Arquivo N’ especial, dedicado aos 90 anos da Panair do Brasil, umas das maiores empresas aéreas do mundo, fechada por decreto presidencial.

A Panair do Brasil foi uma das companhias aéreas pioneiras do país. Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929 e foi fechada em 1965 por ordem do então presidente marechal Castello Branco, no início do regime militar.

Foi num voo da Panair que Milton Nascimento, ainda menino, visitou a cabine de comando quando viajava com os pais. Carlos Drummond dedicou uma crônica para a companhia brasileira que tinha glamour e lista de passageiro publicada em jornal. A empresa chegou a ser a segunda do mundo no setor.

O documento televisivo contará com a participação de ex-tripulantes, ex-funcionários e historiadores, como Daniel Leb Sasaki, autor do imperdível livro Pouso forçado: A história por trás da destruição da Panair

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.