GOL anuncia voos para o primeiro aeroporto Binacional na América do Sul

O governo do Rio Grande do Sul anunciou que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes planeja lançar seis rotas a partir de sua capital Porto Alegre. Uma das rotas em perspectiva é Rivera, na fronteira do Uruguai, um aeroporto ‘bi-nacional’ que serve as cidades de Rivera e Santana do Livramento.

A companhia aérea confirmou o anúncio em uma entrevista coletiva em Santana do Livramento informando que a primeira das seis rotas, conectando Porto Alegre com Passo Fundo, começaria em 25 de agosto. Os outros voos regionais seriam para Bagé, Santa Rosa, São Borja e Santana do Livramento/Rivera, já a partir das próximas semanas.

O movimento segue dois decretos assinados pelo Governador Eduardo Leite em 3 de julho, cujo objetivo é expandir a conexões no Rio Grande do Sul e desenvolver a aviação regional. Por permitir que as empresas operem através de contratos com terceiros, o decreto levou a Gol a contratar a TwoFlex Táxi Aéreo Inteligente para operar as rotas com seus Cessna 208B Grand Caravan, para nove passageiros. Há alguns meses, GOL e TwoFlex anunciaram uma parceria semelhante em rotas no norte e centro do Brasil.

A GOL já opera oito rotas para Porto Alegre, mas nenhuma para o interior do Estado. Eles saem de Congonhas (64x semanal), Guarulhos (40x semanal), Galeão (38x semanal), Santos Dumont (24 x semanal), Curitiba (21x semanal), Brasília (19x semanal), Porto Seguro (3x por semana) e Caldas Novas (1x por semana), de acordo com o CH Aviation.

O segundo dos dois decretos prevê uma baixa taxa de imposto sobre o combustível a partir de 1 de janeiro de 2020. Por conta dele, Gol e Azul, que já opera no interior do estado, anunciaram que pretendem expandir suas redes no RS.

Com informações do CH-Aviation

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.