Gol completa 20 anos de vida como protagonista da aviação brasileira

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-700 Gol Linhas Aéreas

Há exatamente 20 anos, em 15 de janeiro de 2001, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes deu início as suas operações, com uma frota de seis Boeings 737. Desde então, a companhia acumula importantes conquistas, como seu papel fundamental na democratização do setor aéreo brasileiro, contribuindo para que milhões de pessoas voassem pela primeira vez.

Nos seus 20 anos de vida, a empresa expandiu sua frota de dez para 126 aeronaves. Já foram 400 milhões de passageiros transportados e 4 milhões de operações realizadas desde a sua fundação. Ao longo dessa trajetória, diversos acontecimentos marcaram a evolução e o sucesso da empresa.

Logo no início, a GOL revolucionou a aviação comercial brasileira ao eliminar a emissão do bilhete tradicional, em papel, e lançar o código de reserva (localizador), além de oferecer passagens a preços acessíveis a uma parcela da população que nunca havia voado de avião.

O negócio deu certo e, em 2004 foi a vez de abrir seu capital para investimentos com oferta pública de ações, tanto no mercado nacional, na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), quanto em Nova Iorque.

Em 2004, deu início aos voos internacionais, começando pela Argentina. Cinco anos após seu primeiro voo, se tornou a única aérea a voar para todas as capitais do país. O Short Field Performance, variação do modelo 737-800 construído pela Boeing a pedido da GOL, passou a ser utilizado no dia 30 de julho de 2006, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O Centro de Manutenção de Aeronaves da companhia, em Confins (MG) – o maior da América Latina – foi inaugurado em 2006. A GOL adquiriu a Varig em 2007 e a Webjet em 2011, transformando-se em um dos maiores grupos de aviação do Brasil.

Em 2008, a GOL foi a primeira empresa aérea brasileira a oferecer o serviço de check-in feito inteiramente pelo celular. O projeto teve início no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Desde 2009, a empresa mantém a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), reconhecida como o padrão mundial para avaliação do gerenciamento da segurança operacional e de controle das empresas aéreas.

Foram firmadas, ainda, importantes parcerias em sua história, contabilizando hoje 12 acordos de codeshare e 79 de interline, entre eles os acordos estratégicos com a Delta Airline e Air France-KLM, em 2011 e 2014, respectivamente.

Em 2015, a GOL celebrou as suas importantes conquistas e os investimentos em produtos, serviços, tecnologia e atendimento com uma nova marca. A cor laranja foi mantida enquanto os elos da logomarca foram entrelaçados, representando a essência da GOL: aproximar pessoas, histórias e destinos.

A GOL realizou o primeiro voo comercial da América do Sul com Wi-Fi, em 2016. Para anunciar a novidade e marcar a ocasião, o presidente da companhia, Paulo Kakinoff, fez a primeira transmissão ao vivo do Facebook para o país, direto de um voo comercial com internet a bordo. Esse voo histórico decolou de Congonhas no dia 04/10/16 às 10h45 com destino à Brasília.

Em 2018, o Boeing 737 MAX aterrissou na GOL. Considerada uma das aeronaves mais modernas do mundo, é equipada com tecnologia de ponta, que oferece maior autonomia de voo e, ainda, possibilita oportunidades para a abertura de novos destinos, como os trechos diretos entre Brasil e EUA.

Desde então, a GOL tem se projetado como uma empresa de vanguarda no Brasil, trazendo as principais soluções e produtos, bem como criando seus próprios e servindo de benchmark para empresas de outros países. Mais recentemente, foi a primeira a retornar os voos com o Boeing 737 MAX no mundo e em janeiro de 2021 espera operar mais de 1.000 voos com a aeronave.

De alguns anos para cá, vem operando o GOLLabs, um centro de inovação que tem criado soluções em aeroportos e a bordo de aeronaves, como, por exemplo, o robô humanizado, o embarque sem contato por biometria, entre outras soluções.

Felicitamos a GOL pelo atingimento dessa importante marca de vinte anos de operações.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias