Gol e Boeing apresentam evento inédito sobre gestão de segurança

Sergio Quito, vice presidente de Operações da GOL, durante a primeira edição do Safe2GO

Com a missão de aproximar pessoas com segurança e inteligência, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, em parceria com a Boeing, realizou hoje um evento inédito no país para discutir e trazer as melhores práticas em segurança operacional do setor. O Safe2GO reuniu os maiores especialistas do Brasil e de instituições internacionais para debater o cenário atual e os novos caminhos para aprimorar a gestão da segurança na aviação trazendo, inclusive, experiências de outras indústrias.




“A segurança é o nosso valor número um e constantemente fomentamos este tema na GOL. Poder levar esta discussão para fora do nosso ambiente e organizar um evento para compartilhar experiências, propor melhorias e soluções inovadoras no gerenciamento de segurança operacional, e ainda contar com a presença de especialistas renomados, é muito satisfatório para o nosso time”, explica Sergio Quito, vice-presidente de Operações da GOL.

Representantes do setor de aviação e outras indústrias, como fornecedora de combustível, hospital e seguradora, foram os convidados que abordaram temas como gerenciamento de riscos, transformação digital e ameaças internas – todos voltados para o gerenciamento da segurança.

O evento contou com representantes de diversas indústrias, além de órgãos nacionais e internacionais ligados ao tema

De acordo com a organização holandesa Aviation Safety Network (ASN), a aviação comercial teve um cenário bastante positivo em 2017 em relação à segurança, sem nenhum acidente aéreo fatal envolvendo aviões de médio e grande porte, em linhas comerciais regulares, no mundo. No mesmo ano, quase 37 milhões de voos foram realizados, mais do que em qualquer ano na história, o que significa que os acidentes envolvendo aeronaves estão diminuindo, mesmo que o número de operações continue a aumentar.

Segundo o órgão, esta redução ocorreu, em grande parte, devido ao esforço contínuo de organizações ligadas à aviação internacional e indústria. “A cada ano, os números mostram que temos evoluído na gestão da segurança em todo o mundo, por isso é importante envolver as principais empresas do setor, com criatividade e inovação, para que a indústria mantenha índices ainda melhores”, afirma Quito.

Segurança na GOL

Desde 2008, a GOL é avaliada pelo grupo de auditores da certificação IOSA, concedida pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo. Este é o mais alto padrão mundial para avaliação do gerenciamento da segurança operacional. A certificação é pré-requisito, por exemplo, para a assinatura de acordos de codeshare com companhias globais e programa de segurança operacional reconhecido por diversos Estados.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da GOL.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.