Gol inaugura a primeira rota aérea de carbono neutro do Brasil

Foto: GOL

Na quarta-feira (1), a Gol Linhas Aéreas realizou seu voo inaugural na primeira rota de carbono neutro do Brasil, ligando Recife a Fernando de Noronha. O voo, realizado num Boeing 737-700 de matrícula PR-GEI, e com um adesivo especial à ocasião, é parte do projeto intitulado “Meu Voo Compensa”.

“A partir de agora, vamos neutralizar 1/4 das emissões totais da ilha com a nossa parceira moss.earth. E, assim, vamos juntos cuidar cada vez mais do nosso Planeta”, disse a nota da GOL.

O voo em si tem as mesmas características de outras operações da empresa aérea, sendo que a única exceção é que a água é servida em latinhas de alumínio reciclável, uma vez que plásticos estão proibidos na ilha.

Segundo dados da plataforma de rastreamento RadarBox, o voo tem duração de menos de uma hora o que, na calculadora da MOSS, equivale a 50 quilos de CO2 por passageiro. No entanto, para essa rota, especificamente, a GOL está garantindo a compensação do carbono de todos os passageiros.

O projeto

No dia 5 de junho, a GOL e a MOSS, plataforma de crédito de carbono baseada no Brasil, uniram-se para anunciar uma iniciativa pioneira no continente latino-americano, onde qualquer pessoa que voar com a aérea terá a oportunidade de compensar as emissões de gases de efeito estufa associadas ao seu voo, comprando o MCO2 Token, crédito de carbono da MOSS.

Após a compra da passagem, o cliente GOL receberá um e-mail da companhia aérea com o cálculo das emissões da viagem e como compensá-las. Se estiver interessado, o passageiro será redirecionado ao site para comprar o token MCO2. Após a compra, os clientes receberão um certificado de como essas emissões estão sendo compensadas, incluindo o projeto que originou os créditos de carbono.

Cada Token MCO2 adquirido representa uma tonelada de carbono equivalente que não é mais emitida para a atmosfera, pois nossos créditos de carbono se originam de projetos de conservação da floresta tropical que compensam toneladas de dióxido de carbono. 

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias