GOL já tem cinco 737 MAX 8 prontos na fábrica da Boeing

O fotógrafo Woodys Aeroimages flagrou, na tarde deste sábado (31), mais um Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas ainda na fábrica da Boeing. A aeronave, que será matriculada PR-XML, está pronta, exceto pela pintura e interior. Além desse, há outros quatro MAX da Gol (XMH/I/J/K) na fábrica, sendo três completamente prontos para finalização dos testes de voo e entrega, esperando apenas a liberação do modelo pelos órgãos reguladores mundiais.

Ao todo, a Gol possui 130 Boeing 737-MAX encomendados, sendo 100 MAX 8 (sete já entregues e parados em Confins) e mais 30 MAX 10, a variante de maior tamanho da série. Em 2018, a empresa havia anunciado ao mercado que o modelo seria sua espinha dorsal, dada sua eficiência operacional e aumento na média de assentos por aeronave. Desde o início das operações com o modelo, em junho de 2018, a GOL já fez mais de 2.900 voos, totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança.

Até 2023, mais de 40% da frota da empresa brasileira será composta por 737 MAXs e, nos próximos cinco anos, a transição no NG para o MAX deverá aumentar a produtividade em mais de 20%, além de reduzir o consumo de combustível. Comparado às aeronaves 737-800 NG, o MAX-8 reduziu o consumo de combustível nas rotas da GOL em aproximadamente 15%. 

Mas o nome ainda pesa. Em abril deste ano, circularam imagens de um MAX da Gol renomeado como Boeing 737-8, sugerindo que a empresa estaria abolindo a palavra MAX, dada sua potencial conotação negativa após os dois acidentes fatais que levaram à parada total do modelo no mundo.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.