Início Empresas Aéreas Gol lança iniciativa que permitirá a clientes compensarem o CO2 dos voos...

Gol lança iniciativa que permitirá a clientes compensarem o CO2 dos voos que fizerem

No dia 22 de abril, a GOL Linhas Aéreas elevou a barra em seu compromisso com o meio ambiente e informou que visa a zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. A iniciativa a colocou como a primeira aérea da América Latina comprometida com tal plano, em linha com as aspirações da COP21, realizada em 2015, em Paris.

Hoje, 2 de junho, a empresa aérea anunciou um dos pilares do seu programa, o #MeuVooCompensa, em que os passageiros podem compartilhar a responsabilidade por zerar as emissões. O anúncio do produto foi feito em evento online com a presença do Vice-Presidente Comercial, de Marketing e de Clientes da GOL, Eduardo Bernardes, e pelo Comandante e assessor de projetos ambientais da Companhia, Pedro Scorza.

Como vai funcionar

A partir do sábado, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, o passageiro pode compensar sua pegada de carbono nos voos com a Gol.

Dessa forma, todo o cliente que comprar uma passagem da GOL vai receber, no final do processo, um e-mail que trará as informações sobre a quantidade de quilos de carbono gerados em seu voo. Nesse momento, ele será convidado a compensar a sua parcela de emissões.

Ao aceitar o convite, o cliente vai ser direcionado a um site da start-up Moss, exclusivo para clientes da Gol, e ali poderá fazer a compra da compensação de carbono referente ao seu voo. Um certificado será enviado com detalhes do projeto que está sendo apoiado com sua contribuição.

Por fim, o passageiro será convidado a compartilhar o certificado nas redes sociais junto da hashtag #MeuVooCompensa.

Com isso, a empresa passa a ser a primeira do mercado latino-americano a oferecer tal “produto” e junta-se a um seleto grupo de empresas aéreas globais que realizam esse tipo de prática. A ideia da empresa aérea é que todos se unam às iniciativas que a companhia possui para contribuir com a descarbonização do planeta.

Longo prazo

Com o pacto de longo prazo, a GOL tem por objetivo mitigar seu impacto ambiental como um todo, especialmente nos espaços aéreo e terrestre das localidades onde possui operações, e zerar o impacto nas mudanças climáticas globais. Uma vez que podem ocasionar condições meteorológicas extremas e desastres naturais, as mudanças climáticas têm o poder de afetar o segmento da aviação e a vida no planeta. Dessa forma, a Companhia reitera sua preocupação com a Segurança – seu valor número 1 – de Colaboradores, Clientes e sociedade.

Para o estabelecimento dessa meta desafiadora, a Companhia já vem trabalhando há mais de uma década em inúmeras questões relativas à sustentabilidade nos âmbitos Ambiental, Social e de Governança (ESG). Essa atitude envolve pesquisas, ações, campanhas, conscientização pública, capacitação de profissionais e, sobretudo, a legitimação de uma cultura organizacional que exprima um jeito de ser e fazer sustentável.

No ano passado, a empresa obteve o certificado IEnvA – IATA Environmental Assessment, ou Avaliação Ambiental IATA. Atualmente, se encontra no Estágio 1, a comprovação de que desenvolveu uma política ambiental sólida e estabeleceu responsabilidades ambientais, inclusive de sua liderança. Neste ano, a GOL buscará a certificação completa, conhecida como Estágio 2, equivalente à ISO 14.000.

Contou também com informações da GOL