GOL planeja voar novamente para Buenos Aires em março

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-800 GOL

No dia 22 de março do ano passado, a GOL Linhas Aéreas fez seu último voo regular entre Brasil e Argentina devido à pandemia. Essas operações foram para Córdoba e Rosário, partindo do Rio de Janeiro. Já Buenos Aires e Mendoza, seus demais destinos no país, já haviam sido suspensos dias antes.

Os planos de voar ao país vizinho, no entanto, parecem ter voltado à mesa da GOL, segundo um levantamento do nosso parceiro Aviacionline com base em dados da empresa especializada em dados para aviação Cirium.

Rotas da GOL entre Brasil e Argentina antes da pandemia

  • Brasília – Buenos Aires – Brasília
  • Florianópolis – Buenos Aires – Florianópolis
  • Fortaleza – Buenos Aires – Fortaleza
  • Natal – Buenos Aires – Natal
  • Recife – Buenos Aires – Recife
  • Rio de Janeiro – Buenos Aires – Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro – Córdoba – Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro – Rosário – Rio de Janeiro
  • San Pablo – Bariloche – San Pablo  (rota sazonal)
  • San Pablo – Buenos Aires – San Pablo
  • San Pablo – Mendoza – San Pablo
  • Salvador da Bahia – Buenos Aires – Salvador da Bahia

A GOL Linhas Aéreas foi a empresa brasileira que teve a maior oferta de assentos entre o Brasil e a Argentina em 2019. De Buenos Aires, voou para vários destinos sem competição direta, como Brasília, Fortaleza e Natal. Por sua vez, Córdoba tinha cinco frequências semanais do Rio de Janeiro, e Mendoza era a única do interior a ter conexão com São Paulo, três vezes por semana.

“Em 22 de dezembro de 2020, a GOL completou 16 anos de operação em Buenos Aires e Argentina, um mercado de grande relevância para a companhia e para os brasileiros. 

Nesse caminho, a companhia expandiu fortemente sua atuação naquele país, abrindo outras quatro bases em importantes localidades. Para a GOL, a união do Brasil com a Argentina é uma forma de estreitar os laços entre as nações vizinhas e promover o fluxo de lazer e trabalho entre sua gente, sempre com o propósito de Ser o Primeiro de Todos”, disse Ciro Camargo, gerente da GOL para a América do Sul ao Aviacionline.com.

Pelo sistema de reservas, a GOL Linhas Aéreas retomará as operações na Argentina a partir de 29 de março e 5 abril, voando de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Ambas as cidades terão voos três vezes por semana, inicialmente.

A empresa vai operar no momento para Buenos Aires saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Na página da companhia brasileira consta que os voos seriam de e para o Aeroporto Internacional de Ezeiza, embora seja provável que mude parte de sua programação para o Aeroporto Jorge Newbery.

Todo esse cronograma está sujeito a alterações que podem ocorrer nas próximas semanas, pois dependerá principalmente da situação da COVID-19 nos dois países, bem como da demanda.

Quanto à Azul Linhas Aéreas, por enquanto não se sabe se pretende retomar as operações para Buenos Aires a partir de Belo Horizonte, Campinas e Recife.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias