Gol repete a dose e lidera como a aérea mais pontual da América Latina em julho

No final julho aconteceram as Olimpíadas de Tóquio e não havia melhor maneira de comemorar do que uma vitória da japonesa ANA como empresa aérea mais pontual do mundo no mês (95,22%), batendo a conterrânea JAL, que liderou em junho. O ranking on-time performance é medido pela Cirium, empresa global especializada em dados para a aviação. 

Nesse mês, houve novos participantes entre as 10 principais operadoras de linha principal mais pontuais: Vistara, China Southern e Lucky Air. A Cirium destaca que a região da Ásia-Pacífico, em julho, duplicou do número total de voos em comparação com junho de 2021. Compare isso com a próxima região de maior crescimento, a Europa, onde o total de voos cresceu 53%.

Por sua vez, foi um mês difícil para as operadoras dos Estados Unidos, variando de 80% a 60% em pontualidade. Os voos realizados cresceram apenas 2% em comparação com junho de 2021. A Hawaiian Airlines levou para casa o ouro na América do Norte, arrancando os louros da Air Canada (que triunfou em junho). 

A Aeroflot passou do 7º lugar para o topo da Europa, melhorando sua porcentagem de pontualidade. A Iberia subiu para o 3º lugar, apesar de uma percentagem de desempenho ligeiramente inferior. A TAP Air Portugal deixou de figurar na lista das TOP 10 europeias.

Na América Latina, a Gol manteve a primeira colocação que já tinha desde junho com chegada pontual de 93,42%. Entre seus concorrentes, a Azul e a Volaris melhoraram ligeiramente seu desempenho, enquanto o desempenho das outras operadoras caiu ligeiramente. 

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias