Início Empresas Aéreas GOL reserva séries de matrículas iniciadas com ‘PS’ para seus próximos aviões

GOL reserva séries de matrículas iniciadas com ‘PS’ para seus próximos aviões

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Em breve, deve ser a vez da GOL ingressar na era dos prefixos PS, a mais nova série de matrículas aeronáuticas do Brasil. Dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), mostram quais as sequências já reservadas pela empresa aérea.

Para efeito de comparação simples, os prefixos ou matrículas estão para os aviões como as placas automotivas para os carros. São os prefixos que identificam primariamente qualquer avião ou helicóptero.

Assim como para as placas dos carros, os prefixos também podem ser mudados com o passar do tempo, em função da mudança de operador, atualizações na legislação, entre outros. Por sua vez, se no mundo automobilístico, o que não muda é o número do chassi, na aviação esse seria o número de série da aeronave.

Dentro das convenções internacionais, o Brasil já tinha o direito de uso das sequências iniciadas por PT, PR, PU e PP. Há poucos anos, com o crescimento da aviação em todos os mercados (da privada à comercial), a ANAC se viu obrigada a dar início a uma nova série de matrículas, e foi então que começou a série PS.

PS na GOL

Segundo dados do site Planespotters, ao longo dos seus vinte anos, a GOL operou um total de 219 aeronaves Boeing 737. Nesse período, a empresa aérea já utilizou (ou utiliza) as seguintes séries:

PR-GEx
PR-GGx
PR-GIx
PR-GLx
PR-GOx
PR-GTx
PR-GUx
PR-GXx
PR-GYx
PR-GZx
PR-VBx (ex-Varig)
PR-XMx (737 MAX)

Para o futuro, no entanto, projeta-se o início do uso dos registros PS, uma vez que as seguintes séries estão reservadas na ANAC, provavelmente para os futuros 100 737 MAX da empresa aérea. Observe que a empresa segue com seu objetivo de usar a letra “G” nas matrículas, tal qual fez com os jatos PR (acima).

PS-GHx
PS-GJx
PS-GNx
PS-GPx
PS-GQx
PS-GRx

Além dessas acima, a empresa ainda garantiu os prefixos PS-GOL e PS-MAX.

No total, são cerca de 130 matrículas já reservadas na ANAC pela Gol dentro das séries acima, mas isso não significa que todas vão ser utilizadas. Na medida em que novas aeronaves forem chegando, a empresa pode ir alocando as matrículas já em reserva. No total, a Gol tem pouco menos de 100 Boeings 737 MAX já encomendados junto à Boeing para receber ao longo dos próximos dez anos.

O primeiro avião comercial registrado como PS

O primeiro jato da aviação comercial brasileira a receber uma matrícula PS foi um Embraer E195-E2 da Azul, que levou a matrícula PS-AEA.

Segundo dados do Aeromuseu, a Azul reservou toda esta série PS-AEx, do A ao Z, assim também como as séries PS-ACx, PS-ADx, PS-AFx.

Já a LATAM Brasil reservou as séries PS-LAx, PS-LBx, PS-LCx.

Sair da versão mobile