GOL retomará voos com passageiros no Boeing 737 MAX nas próximas semanas

Logo após a ANAC informar que o Boeing 737 MAX está liberado para voos no Brasil, a GOL Linhas Aéreas, única operadora do modelo no país, falou sobre seus voos com passageiros.

A empresa brasileira não deverá ser a única a voar com ele no Brasil, dado que a Copa Airlines, do Panamá, e a Aerolíneas Argentinas possuem o modelo, e esta última voava com ele ao Brasil até a paralisação completa dos voos, mais de 600 dias atrás.

De qualquer maneira, ainda demorá um tempo para que os voos comerciais sejam feitos, devido às modificações necessárias nas aeronaves e o retreinamento dos pilotos.

A companhia brasileira informou que “a decisão da ANAC, confirmando a adoção da Diretriz de Aeronavegabilidade da FAA, é um marco muito importante para a GOL em sua retomada de operações com o Boeing 737 MAX. A Companhia agradece e reconhece o incansável trabalho da ANAC em todo este período, principalmente dos 20 profissionais que participaram do processo de recertificação da aeronave por meio da Junta de Reguladores.”

A empresa também informou que participou de todas as etapas de validação das modificações do projeto, e agora foca nas etapas de despreservação das aeronaves “com toda a Segurança, que é e sempre será o valor número 1 da companhia.”

Voos

Ainda segundo a GOL, nos próximos dias, como um dos requisitos exigidos antes da retomada ao serviço do Boeing 737 MAX, serão realizados voos técnicos sem passageiros com cada uma das 7 aeronaves da GOL, que serão acompanhados pela ANAC e pela fabricante.

Por deliberação própria e em linha com sua cultura de excelência em Segurança, a GOL destaca que optou por exceder aos requisitos regulatórios, realizando múltiplos voos técnicos adicionais ao recomendado, o que reforça o cuidado com a qualidade do processo de retorno das aeronaves à operação.

“Indicamos ainda que o retorno destas à operação comercial ocorrerá de forma progressiva ao longo das próximas semanas“, conclui a companhia.

Atualmente a GOL tem sete jatos 737 MAX que estão estocados no Aeroporto de Confins, de matrículas PR-XMA, XMB, XMC, XMD, XME, XMF e XMG.

Com informações da Assessoria de Imprensa da GOL

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias