Gol se mostra incomodada com a proximidade de Azul e Latam em algumas rotas

Avião Boeing 737-800 Gol Linhas Aéreas

A Gol Linhas Aéreas externou seu incômodo com a proximidade de suas duas concorrentes Azul e Latam Brasil, sobretudo após o acordo de compartilhamento de voos firmado no meio desse ano. Para tanto, a Gol decidiu formalizar no CADE, uma reclamação do que acredita tratar-se de um acordo nocivo à concorrência e ao mercado envolvendo cinco rotas em específico.

Segundo documento disponível no site do órgão, a Gol pede que sanções sejam aplicadas às suas duas concorrentes por práticas contra o mercado em cinco rotas domésticas, especialmente ligando Belo Horizonte a Guarulhos e Congonhas, Guarulhos a Porto Alegre, Brasília a Recife e Rio de Janeiro a Vitória.

A questão reclamada refere-se ao fato de Azul e Latam estarem comercializando esses voos conjuntamente, ou seja, com uma das empresas podendo operar a rota e a outra vendendo os assentos e sendo comissionada por isso.

Nesse caso, a Gol reclama que passa a existir uma concentração de mercado, onde o pool de Azul e Latam domina mais de 70% da oferta de assentos nessas rotas, numa grande concentração de mercado que dá muito poder para as duas empresas, afetando a participação e a rentabilidade da Gol nesses mercados.

Indagado pelo Estadão, o CADE não se pronunciou acerca do processo, apenas comentou que está analisando a petição da Gol.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias