GOL contrata consultoria para obter o selo Einstein da Covid

Avião Boeing 737-700 Gol Linhas Aéreas

A GOL Linhas Aéreas e o Einstein, referência em saúde pública e privada no Brasil e na América Latina, com 65 anos de história, se uniram para mapear, avaliar, reestruturar e certificar, por meio do selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19, os já rígidos protocolos de Segurança e Saúde contra a doença adotados pela Companhia, a bordo e nos aeroportos. A GOL será a primeira e única Companhia Aérea do País a carregar tal chancela em seus ambientes e suas aeronaves.

De um lado, a excelência do Einstein, que possui larga experiência em integrar qualidade assistencial e reconhecidas práticas de gestão. Não por acaso, o hospital é um dos protagonistas das ações de enfrentamento do coronavírus no Brasil, mobilizando e norteando frentes distintas da sociedade com propostas dinâmicas, inovadoras e criteriosas, sempre calçadas em estudos científicos, visando o bem comum. Vale recordar que o primeiro diagnóstico de Covid-19 em terras brasileiras, em fevereiro deste ano, foi realizado pelo Einstein.

Na outra ponta, a GOL. Já no início da pandemia, a Companhia lançou mão de iniciativas e impôs rígidos protocolos para garantir a Segurança, a Saúde e o bem-estar do seu Time de Águias e de todos os Clientes – seu valor número 1.

“Nos últimos meses, testemunhamos como a Saúde e a Segurança se tornaram parte central no cotidiano de todos. Diante das mudanças causadas pela pandemia, também tivemos de nos adaptar e rever nossos procedimentos, nos adequando às exigências sanitárias que o momento demandava. Essa parceria com o Einstein reforça o compromisso que temos com nosso Time e com nossos Clientes, e proporciona ainda mais credibilidade e Segurança aos processos da GOL”, afirma o dr. Mário José Mello Martins, médico do trabalho e gerente de Gente e Cultura da GOL.

Etapas da consultoria Einstein

O selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19 será obtido pela GOL durante uma consultoria que evolui em quatro fases, totalizando 12 semanas, e é focada nas ações relacionadas à Covid-19 dentro da Companhia. Por volta da quinta semana, a Companhia já poderá obter essa certificação, a depender das avaliações realizadas e do desempenho da empresa.

A primeira etapa, denominada Mapeamento Situacional, abrange a criação de uma equipe de trabalho com definição de papéis e responsabilidades, a avaliação do plano criado previamente pela GOL, considerando as interfaces com os passageiros, e a apreciação dos aspectos relacionados à Saúde dentro das lojas GOL, nos aeroportos e no interior das aeronaves.

Reestruturação do Modelo e Implementação do Plano – eis os fundamentos da segunda fase, em que haverá a readequação de possíveis medidas nas aeronaves, nos aeroportos e nas lojas, a criação de um padrão de orientações aos Clientes (considerando toda a jornada de viagem) e ainda o treinamento de equipes.

O terceiro ciclo é chamado de Avaliação e Estruturação do Modelo Médico-Assistencial. Nesse período, serão revisados os padrões médico-assistenciais de atenção aos passageiros da Companhia, levando em conta a pandemia, bem como proposto um modelo de excelência no atendimento médico a Clientes suspeitos de contaminação pela Covid-19, além da capacitação de equipes.

E, por fim, a quarta etapa, ou Acompanhamento da Estratégia e Auditoria Contínua. A premissa, aqui, é a constância da consultoria prestada pelo Einstein à GOL. São estas as missões: o apoio do hospital ao desenvolvimento da estratégia desenhada, somado a amparo médico técnico; a revisão do plano médico adotado à luz de novas evidências sobre a Covid-19 que possam surgir; e a auditoria ininterrupta dos ambientes da Companhia e dos processos implementados, de forma visível e oculta.

Informações da GOL Linhas Aéreas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias