Governo chinês torna-se acionista da Norwegian Air

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A empresa norueguesa, que enfrenta graves problemas financeiros por conta da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus em seus negócios, teve parte de suas ações adquiridas pela BOC Aviation, controlada pelo Banco da China.

© Clément Alloing

A Norwegian Air, que correu risco de falência, agora conta com aporte vindo da China, após ajustes financeiros anunciados recentemente que garantiram também um pacote de 3 bilhões de NKR (krone, a moeda local, que significa coroa em português) – cerca de US$ 290 milhões – junto ao governo norueguês como parte de um plano de reestruturação.

A frota do Grupo de Empresas, segundo divulgado pela Companhia é constituída por cerca de 160 aeronaves dos modelos Boeing 737 e 787 Dreamliner. A Empresa declara possuir uma das frotas mais jovens e com menor consumo de combustível do mundo, com uma idade média da frota de 4,6 anos.

Em dezembro de 2019, a Norwegian decidiu vender sua subsidiária argentina para a concorrente no país, a JetSmart, por conta da crise no país platino.

Em abril deste ano, conforme divulgado aqui no Aeroin, a Empresa anunciou que seguiria em “hibernação” com 95% da frota no chão até o verão europeu de 2021, que começa em meados de junho. Até lá, seriam feitos apenas alguns voos essenciais pela Noruega e outros países escandinavos como a Suécia e Dinamarca, podendo estender para a Finlândia.

A Companhia, na época, declarou que teria dinheiro em caixa até apenas o meio do mês de maio, e que pretendia se transformar numa “Nova Norwegian” para decolar novamente em 2021.

Agora, com a entrada da BOC Aviation adquirindo 12,67% de suas ações, e com o pacote de ajuda obtido junto ao Governo da Noruega, aguardemos para saber se esses planos serão alterados.

Quem é a BOC Aviation

A BOC Aviation é uma empresa especializada em operações de leasing (arrendamento) de aeronaves comerciais, com negócios envolvendo Empresas Aéreas de todo o Globo.

Em março desse ano, o portfólio de aeronaves da Empresa, divulgado em sua página, apresentava 323 aeronaves de sua propriedade, com mais 204 unidades encomendadas, além da administração de outras 40 aeronaves.

Dentre os modelos que constituem o portfólio, figuram os Airbus A320, A330 e A350 e os Boeings 737NG, 737MAX, 777 e 787.  

A Empresa, com sede em Hong Kong, é controlada pelo Banco da China, um dos quatro grandes bancos estatais chineses, que adquiriu a BOC Aviation em 2006.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Veja outras histórias