Governo da Espanha confirma a compra de três A330 da Iberia para conversão MRTT

O Conselho de Ministros espanhol autorizou o Ministério da Defesa a prosseguir com a compra de três A330-200 da Iberia e convertê-los em aeronaves MRTT, para transporte militar multifuncional e combustível (reabastecimento em voo). O assunto havia surgido pela primeira vez em setembro do ano passado, e agora vem a confirmação.

Além dos jatos widebody, a compra inclui 36 H135 e quatro H160 da Airbus Helicopters. O governo estima que a aquisição criará 800 empregos adicionais com a conversão a ocorrer no aeroporto de Madrid – Getafe.

A Força Aérea Espanhola atualmente não opera aviões-reabastecedores a jato. Para a função, estão atualmente alocados dez Airbus A400M e um punhado de C130 Hércules.

O A330 MRTT combina a tecnologia de um avião-tanque de nova geração com a experiência operacional de mais de 200.000 horas de voo em serviço. O A330 MRTT oferece recursos multifuncionais, incluindo a possibilidade de conversão para evacuação médica (MEDEVAC) e transporte estratégico.

A Iberia opera dezoito A330-200, com apenas 4,3 anos de idade em média.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Boeing 737-700 Gol Linhas Aéreas

GOL mantém bom ritmo mensal em novembro, veja os dados que...

0
A companhia transportou cerca de 2 milhões de passageiros em mais de 14,2 mil decolagens, incluindo o retorno de rotas internacionais.