Governo libera verba para obras no Aeroporto do Guarujá, que quer operar B737 e A319

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O aeroporto do Guarujá, que tem sido objeto de diversas análises e planos nos últimos meses, pode estar próximo de dar início às obras de modernização. Isso porque, durante uma reunião na quarta-feira (3), o Secretário da Aviação Civil, Roney Glanzmann, comprometeu-se em apoiar a liberação de um valor inicial de R$ 3 milhões para início dos trabalhos.

Segundo o jornal A Tribuna, de Santos, os valores serão usados na preparação do aeroporto para as obras, incluindo a construção de uma cerca operacional em torno da pista, delimitação do espaço para as atividades civis e militares, e construção de um terminal de passageiros. Novidades sobre o início da execução do projeto estão prometidas para a próxima terça-feira (9), quando um termo de compromisso deverá ser assinado.

Grupo de Trabalho

Desde o ano passado, um grupo de trabalho foi formado para viabilizar a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. Todo o controle do aeroporto é do Município, com a gestão e operação aos cuidados da Infraero, que atua como uma prestadora de serviços.

A primeira fase, que está em andamento, consiste exatamente nestas ações acima, que culminam com o registro junto à ANAC e as obras de recuperação da pista, para colocá-la em condições de receber os primeiros voos, esperados ainda para 2021.

Na segunda fase, será viável a operação de jatos particulares e voos executivos. Nesse período, também será solicitada uma licença para operação de aeronaves de médio porte, como os aviões modelo ATR.

Já na terceira etapa, a Prefeitura e a Infraero buscarão novos recursos para concretizar a operação comercial no local, com a construção de novos hangares e demais estruturas físicas, possibilitando a implantação de voos comerciais com grandes aeronaves como Airbus A319 e Boeing 737, para os principais destinos do Brasil.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias