Governo vai proibir companhias aéreas de comprarem aviões com mais de 10 anos de idade, no Vietnã

Foto de Bidgee [CC]

Para atender ao crescente fluxo de turistas, o governo do Vietnã tem estado focado em ações voltadas para a modernização do transporte aéreo local com uma série de incentivos às empresas aéreas. Agora, uma nova medida entrará em vigor para assegurar que a frota do país permaneça sempre nova, segundo o Zing.vn

De acordo com os novos regulamentos, a partir de 1 de janeiro de 2020, nenhuma companhia aérea vietnamita poderá adquirir aeronaves com mais de 10 anos, contados da data de fabricação até o momento da importação para o Vietnã. Adicionalmente, o Governo também exigiu que a aeronave somente realize transporte de passageiros por não mais do que 20 anos contados da data de fabricação até a conclusão do contrato de arrendamento

Empresas vietnamitas têm ido às compras

O Vietnã tem uma das indústrias de aviação que mais crescem no mundo. O setor está se expandindo a uma taxa sem precedentes de 17,4% ao ano na última década. De fato, o número de passageiros transportados pelas companhias aéreas vietnamitas deve aumentar 16% em 2020, número que já subiu 16% em relação a 2018.

Photo Taken In Cam Pha Mines, Vietnam

Surpreendentemente, a menos que você esteja ciente dos fatos, a Vietnam Airlines possui a segunda maior frota de aeronaves de corpo largo (“widebody”) do Sudeste Asiático, todos muito novos. Atualmente, a companhia aérea vietnamita voa 11 Boeing 787-9 Dreamliners, três Boeing 787-10 Dreamliners e 14 Airbus A350.

Enquanto esses jatos são utilizados principalmente em rotas internacionais de longo curso, a companhia aérea possui um número impressionante de aeronaves de corredor único de corpo estreito (“narrow body”). São 52 Airbus A321s e 14 Airbus A321neos. A esses somam-se seis ATR-72 usados ​​em rotas regionais. No total, a Vietnam Airways tem 100 aeronaves.

Bamboo

Outra empresa vietnamita bastante nova e que tem ganhado espaço no mercado, além de também ter ganhado algum holofote da imprensa mundial dados seus planos agressivos de crescimento, é a Bamboo Airlines.

Apesar de ter iniciado operações no começo deste ano, a companhia planeja aumentar o tamanho da sua frota para 100 aeronaves até 2024, para tanto só espera receber a permissão do governo vietnamita. 

Atualmente, a companhia aérea startup tem 10 aeronaves, sendo um A319, cinco A320 e quatro A321neo. Mais dois 787-9 se juntarão à frota em dezembro. Também há mais 75 encomendas – 46 A320neo, 28 Boeing 787-9 e um Airbus A330.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias