Grande avião Airbus Beluga XL vira atração do maior aeroporto em miniatura do mundo

Beluga

Bem no centro de Hamburgo, na Alemanha, é possível encontrar o Miniatur Wunderland, um parque conhecido como o maior Mundo em miniatura do planeta. Nos seus 1.500 metros quadrados, é possível encontrar o maior modelo de trem do mundo, vencedor do recorde Guinness e também o maior aeroporto em miniatura do planeta, em escala 1/87.

Nele, um software complexo controla mais de 40 aeronaves, que se movimentam pelo aeroporto, decolam e pousam a cada minuto, enchendo os olhos de quem vê. Esse belo projeto ganhou um novo membro essa semana: o peculiar avião cargueiro Airbus Beluga XL que agora entra no mundo do Miniatur Wunderland e já pode ser visto em ação, como mostra o vídeo abaixo.

A aeronave em escala apresenta as características fiéis do Beluga XL original – que ainda está em testes – inclusive a porta principal de carga. Para garantir uma simulação fiel, dentro a miniatura foi colocado um pedaço da fuselagem de um jato narrow-body.

Por que esse avião é chamado de Beluga?

“Beluga” significa branco em russo e o avião leva esse nome por ser tremendamente parecido à baleia de pele branca do Ártico. É um avião de carga da Airbus, usado no transporte de grandes partes das aeronaves entre todas as fábricas da Airbus e os fornecedores. Desde que o Beluga entrou em serviço em 1994, a produção de aviões europeus aumentou em cinco vezes, forçando a frota de cinco Beluga da empresa a voar mais de 60 vezes por semana.

Atualmente, as asas da Airbus são fabricadas no Norte de Gales e perto de Bristol. As seções de cauda e superfícies móveis da Airbus são fabricadas no centro e Sul da Espanha. No total, a Airbus possui 11 locais na Europa, onde os Beluga são usados ​​para transportar peças de aeronaves.

Beluga

Ele pode levar 36 carros ou 7 elefantes

A Airbus usou a base do modelo A300-600 para construir o Beluga. Para aumentar a capacidade de carga, cortou a parte superior da aeronave e a substituiu por uma seção mais ampla da fuselagem que se assemelha a uma bolha, resultando na semelhança a uma baleia.

O cockpit também foi abaixado para que o compartimento de carga da aeronave pudesse ser carregado e descarregado pela frente. Uma curiosidade reportada pela Airbus é que, devido ao tamanho, é necessária atenção especial ao posicionar e fixar a carga no Beluga, pois a aeronave reage de maneira diferente à maioria dos outros jatos grandes, movendo-se para os lados, em vez de subir e descer durante turbulências.

Com um diâmetro enorme de 7,1 metros e uma carga útil máxima de 47 toneladas, o Beluga é ideal para transportar peças de aeronaves como asas e pode até encaixar seções da fuselagem do novo A350. Em termos leigos, os 1.400 metros cúbicos de espaço da aeronave seriam suficientes para 36 carros ou sete elefantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Quixadá (CE) busca integração na rota da Azul Linhas...

0
Durante a reunião, foram discutidos aspectos relacionados à viabilidade técnica e operacional de incluir Quixadá na rota da companhia aérea.