Grande avião cargueiro russo visitará Brasília na próxima semana

Russo IL-76
Foto de bomberpilot [CC BY-SA 2.0]

Um voo incomum de uma peculiar aeronave cargueira russa, modelo IL-76D, pousará em Brasília na próxima semana, segundo informações da ANAC. O site da agência não deixa claro qual será a finalidade da visita, mas encontrar com um gigante raro desse no aeroporto será, sem dúvida, uma chance única para muitos dos viajantes.

O voo leva o número AZS5004 e chega em Brasília às 18h30 do dia 14 de outubro, procedente de Lima, no Peru. A partida da capital federal acontece às 9h da manhã seguinte, rumo à Ilha do Sal, de onde seguirá direto para Moscou.

Transporte de cargas perigosas e proibidas

A operadora da voo é a Aviacon Zitotrans, ou simplesmente Aviacon Air Cargo, empresa fundada em 1995 e especializada na operação de aeronaves Ilyushin-76, possuindo a maior frota comercial do modelo da Rússia, com seis unidades. Sua sede operacional é no Aeroporto Internacional de Koltsovo, em Ecaterimburgo.

RA-76807

Desde 2001, a Aviacon Zitotrans trabalha no mercado internacional de frete aéreo e fornece transporte de cargas humanitárias, comerciais e militares na Europa, Ásia, África, América Latina e Oriente Médio. A empresa possui licença para transporte de mercadorias perigosas e proibidas.

Conforme menciona o site da empresa, os seus principais clientes são a DHL, Rosoboronexport, Ministérios de Defesa dos países da ISAF, grandes empresas de telecomunicações e petróleo e gás. A empresa participa regularmente de operações de manutenção da paz e humanitárias para a ONU.

Um russo de codinome “Candid”

O apelido acima é a forma carinhosa como o avião é conhecido pelos países da OTAN, mas basta uma análise de suas característica para concluir que de cândido ele não tem nada. É uma máquina capaz de operar em qualquer tipo de pista de pouso ou meteorologia, desenhado na antiga União Soviética em meados dos anos 1960 com o objetivo de levar máquinas pesadas para áreas remotas e mal servidas da região. As versões militares do Il-76 têm sido amplamente usadas na Europa, Ásia e África, incluindo o uso como tanque de reabastecimento aéreo ou centro de comando.

Aviacon Zitotrans | Ilyushin Il-76TD | RA-76842 | Kecskemet AFB (LHKE)

O Il-76 também é vastamente empregado como um cargueiro comercial, especialmente para itens grandes ou pesados ​​que não podem ser transportados de outra forma. Também tem sido usado como um transporte de resposta a emergências para evacuações civis, bem como para ajuda humanitária e socorro em todo o mundo. Devido à sua capacidade de operar em pistas não pavimentadas, tem sido útil em áreas não desenvolvidas. Modelos especializados também foram produzidos para combate aéreo a incêndios e treinamento zero-G.

Se você sabe o motivo dessa visita especial, conte para nós.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.