O grande avião de duas fuselagens pode voar ainda hoje

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aeronave Stratolaunch 351
Imagem: Stratolaunch Systems

No último sábado, acompanhamos no AEROIN o avanço nos preparativos para o retorno ao céu do Stratolaunch, o estranho e grande avião de duas fuselagens desenvolvido para a bastante específica função de lançador de foguetes e veículos aéreos para testes especiais de alta velocidade.

Com comprimento de 73 metros e altura de 15 metros, além da mais ampla envergadura do que qualquer aeronave existente no mundo, com 117 metros, o projeto executava há poucos dias seus últimos testes de solo, incluindo corridas de pista em alta velocidade, para o retorno ao céu após um longo hiato devido a reestruturações administrativas depois de seu primeiro voo em abril de 2019.

E tal retorno pode acontecer ainda hoje, terça-feira, 20 de abril. Isso porque a Stratolaunch Systems pretendia voar seu “modelo 351” já na data de ontem, 19, porém, condições meteorológicas inviabilizaram um teste seguro de voo.

Conforme publicação da empresa, “Não pudemos voar hoje [ontem] devido ao tempo, mas estamos prontos para nossa próxima oportunidade de estar no ar.”

Além das atualizações sobre a expectativa para o retorno aos voos, a Stratolaunch também publicou nos últimos dias algumas interessantes imagens feitas enquanto a aeronave de enormes asas fazia os testes de pista da sexta-feira passada.

Com registros feitos a partir do ar, as fotos permitem uma boa noção das dimensões em comparação a outros grandes aviões, como o Boeing 747. Isso porque a base da empresa é o Mojave Air and Space Port, o aeroporto no Deserto de Mojave que é utilizado por empresas de tecnologia aeroespacial, mas também para armazenagem de aviões estocados ou aposentados, em função do clima seco propício à preservação contra corrosão.

Veja a seguir as imagens:

Aeronave Stratolaunch 351
A aeronave passando próxima ao seu hangar – Imagem: Stratolaunch Systems

Aeronave Stratolaunch 351
A aeronave próxima aos Boeing 747 estocados – Imagem: Stratolaunch Systems

Aeronave Stratolaunch 351
Imagem: Stratolaunch Systems

Acompanharemos o desenvolver dos testes da Stratolaunch e traremos novidades assim que elas surgirem, incluindo vídeos do voo conforme eles forem publicados. Não se esqueça de fazer parte gratuitamente de nosso canal no Telegram para receber todas as notícias diretamente em seu celular. É só clicar aqui para entrar, sem qualquer necessidade de aprovação.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias