Grande avião militar da Airbus lança 80 pára-quedistas em uma só passagem

O grande avião militar de nova geração da Airbus, modelo A400M, concluiu o teste de voo de certificação para o lançamento simultâneo de 80 pára-quedistas equipados, 40 + 40 de cada lado da aeronave por ambas as portas laterais em uma única passagem.

Divulgação Airbus A400M 80 Pára-quedistas Paratroopers

Os testes foram realizados em coordenação com a Direção Geral de Armamento da França (DGA), juntamente com as Forças Armadas da França e da Bélgica.

A campanha de testes de voo, realizada na zona de queda da Ger Azet, no sul da França, durante o dia, também concluiu com êxito o teste de certificação para o lançamento da capacidade máxima de 58 pára-quedistas a partir de uma mesma porta lateral.

A400M Paratroopers Bags

Esses marcos importantes concluem a fase de teste de certificação da capacidade de expedição de pára-quedistas do A400M, aguardando a conclusão das atividades de certificação no primeiro semestre de 2020 e abrindo caminho para o lançamento simultâneo de até 116 pára-quedistas (58 + 58) e a certificação para operações mistas.

Após 9 voos e 564 saltos, o fim da campanha de teste conclui um exercício muito complexo, construído em conjunto com o A400M Customer Nations, sobre a confiança na aeronave e os mais altos requisitos de segurança.

Divulgação Airbus A400M 80 Pára-quedistas Paratroopers

Você pode conhecer mais sobre o gigante A400M e ver imagens de seu interior na matéria a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.