Grande balão cai a poucos metros de um Boeing da Gol no aeroporto do Galeão

Reprodução Twitter

Imagens feitas por um profissional que trabalha no pátio do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RIOgaleão, no Rio de Janeiro, mostram o momento em que um grande balão cai próximo das aeronaves, no último domingo (6). É possível observar que, enquanto o artefato caía, as equipes de segurança se aproximavam para apará-lo e mitigar riscos.

No Brasil, a lei é rigorosa, de modo que soltar balões é considerado um crime ambiental inafiançável, com pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa. No entanto, embora exista a lei, a fiscalização falha encoraja os baloeiros a alçar os objetos aos céus, representando grande risco.

Não apenas a segurança da aviação pode ser afetada pelos balões, mas também a doméstica e ambiental, uma vez que a tocha, dependendo de onde e como cai, pode causar graves incêndios.

O perfil do InformeRJO no Twitter compartilhou o vídeo do momento em que o balão caía.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias