Início Empresas Aéreas O grande cargueiro Antonov 124 dá as caras no Brasil mais uma...

O grande cargueiro Antonov 124 dá as caras no Brasil mais uma vez

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Errata: inicialmente havíamos descrito que o pouso foi no sábado (17), mas o correto é a sexta-feira (16).

O grande cargueiro Antonov AN-124 Ruslan passou mais uma vez pelo Brasil neste final de semana, em operação na qual ficou quase 48 horas em solo nacional entre a sexta (16) e o domingo (18).

Antonov AN-124 Ruslan

A aeronave utilizada na missão foi a versão modernizada AN-124-100M, registrada sob a matrícula RA-82081, operada pela companhia aérea russa Volga-Dnepr Airlines. Essa versão pode levar até 150 toneladas de carga distribuída pelos 1040 metros cúbicos de sua fuselagem, contra 120 toneladas da versão original, segundo dados da Antonov.

Além da incrível capacidade total, a versão modernizada é capaz de transportar 120 toneladas concentradas em uma única peça, permitindo-a carregar cargas que, apesar de caberem dentro de outros modelos aviões cargueiros, não seriam suportadas pelo alto peso concentrado na estrutura dos jatos.

Segundo dados do FlightRadar24, o Ruslan passou pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), pousando às 4h34 da madrugada da sexta-feira e decolando à 00h52 deste domingo.

O AN-124 partindo de Campinas neste domingo (18) – Imagem: FlightRadar24

O site de rastreamento mostra que os voos recentes do RA-82081 incluem decolagem de San Bernardino (EUA) no dia 14 rumo ao pouso na Cidade do Panamá, de onde decolou no dia 15 para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), e ali permaneceu até a partida na madrugada do dia 16 rumo a Campinas.

Após a permanência por quase 48 horas no Aeroporto de Viracopos, o jato decolou com destino a Lyon, na França, estando no ar no momento da publicação desta matéria no voo de número VDA-3899, com pouso previsto por voltas das 12h50 (horário de Brasília).

Imagem: Antti Havukainen / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Apesar de todas estas cidades pelas quais passou, o Antonov AN-124 pode não ter levado carga em todos os trechos. É possível que ele tenha, por exemplo, sido contratado para transportar algo entre San Bernardino e a Cidade do Panamá, e depois entre Santa Cruz de la Sierra e Campinas, já que é muito comum que empresas de logística aproveitem que o grande jato estará no continente para contratar seus serviços especiais.

Até o momento da publicação desta matéria, não obtivemos informações sobre a natureza da carga que chegou e/ou partiu do Brasil. Traremos atualização caso a obtenhamos.

Dimensões externas do AN-124 – Imagem: Antonov

Dimensões da fuselagem do AN-124 – Imagem: Antonov

O Antonov AN-124 Ruslan é o segundo maior cargueiro do mundo em capacidade volumétrica e capacidade concentrada de carga, ficando atrás apenas de seu irmão maior, o Antonov AN-225 Mriya.

Apesar disso, o 124 é considerado o maior do mundo em termos de aeronaves produzidas em série, já que o AN-225 só teve uma unidade construída.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile