Granizo provoca estragos nos para-brisas de A321 logo após decolar

No último dia 13 de junho, um Airbus A321 operado pela Vietnam Airlines enfrentou chuva forte e granizo logo após a decolagem da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Como resultado, ambos os para-brisas da aeronave sofreram nunerosas trincas.

O Airbus A321 da Vietnam Airlines, de registro VN-A331, realizava o voo de número VN-1402, do Aeroporto Internacional de Tan Son Nhat, na cidade de Ho Chi Minh, para o Aeroporto de Dong Hoi, ambas as cidades localizadas no Vietnã.

A aeronave, após decolar às 15 horas e 52 minutos, horário local, do aeroporto de Tan Son Nhat, estava em procedimento padrão de subida por instrumentos (rota KADUM 2D), quando enfrentou chuva pesada acompanhada de granizo. Por conta dos impactos recebidos na tempestade, ambos os para-brisas do avião sofreram trincas.

A tripulação decidiu interromper o procedimento de subida a cerca de 10.000 pés (3.048 m) acima do MSL (nível do mar), declarar emergência e retornar à cidade de Ho Chi Minh, onde, 20 minutos após a decolagem, a aeronave pousou com segurança na pista 25L do aeroporto em que havia partido.

Registro do curto voo VN-1402. Fonte: Flightware.

A aeronave foi substituída por outro A321, de registro VN-A329, que continuou a operação, chegando a Dong Hoi com um atraso no voo de cerca de 2 horas.

Não foram divulgados detalhes posteriores sobre a aeronave envolvida no incidente, porém, pela base de dados do Flightradar24, desde a data do incidente até a data de hoje (20) ela permanece em solo, sem registrar novos voos.

Com informações do The Aviation Herald

Rodnei Diniz
Engenheiro aeronáutico e mecânico, atuante em gestão de manutenção aeronáutica, aviação geral, executiva e comercial. Atento aos detalhes, gosta de ler e escrever sobre a história da aviação.

Veja outras histórias