GRU Airport alerta sobre os riscos de acidentes com balões e pipas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Nessa época do ano é muito comum encontrarmos pipas e balões nos céus das grandes cidades. Uma prática aparentemente inofensiva, porém, soltar balões e pipas em determinadas áreas, como as próximas a aeroportos, pode colocar vidas em risco e transformar a brincadeira em um grande problema para toda a comunidade.

Por mais que no Brasil a soltura de balões seja crime, ainda é frequente esse tipo de atividade. Dados da GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, mostram que no ano passado houve mais de 34 ocorrências com balões.

Em 2021 já foram registrados 4 incidentes com balões. Houve casos em que o balão em chamas chegou muito próximo da rede de abastecimento de combustível, o que poderia ter ocasionado um acidente de grandes proporções.

Em relação às pipas, os números são ainda mais preocupantes. Em 2020, foram contabilizadas 47 ocorrências no entorno do aeroporto. Em 2021, já foram registradas 79 ocorrências sendo que 74 aconteceram somente no mês de fevereiro.

Apesar da aparente inocência da brincadeira, o que agrava os riscos nesse tipo de prática é o do uso do cerol das linhas de pipa, também conhecidas como linha chilena, acrescido de óxido de alumínio, com intuito de cortar a linha de outras pipas. A comercialização desse tipo de linha é proibida em diversos locais do país porque pode causar graves acidentes.

Em contato com as aeronaves, as linhas das pipas podem cortar partes importantes, romper mangueiras hidráulicas, enroscar em comandos primários de voo podendo causar travamentos, além de expor ao risco centenas de pessoas que trabalham nos pátios de manobras.

“Trabalhamos para proporcionar cada vez mais segurança para todo ambiente aeronáutico, e conscientizar a população sobre os riscos de soltar pipas e balões é umas das tarefas diárias de todos da Gru Airport.”, afirma o diretor de Operações, Comandante Miguel Dau.

Afinando o Futuro com Arte – Investindo na conscientização como forma de promover a segurança

A GRU Airport reforça o tema por meio de palestras de conscientização para os atendidos do projeto socioeducativo Afinando o Futuro com Arte, o qual é mantenedora.

Localizado no sítio aeroportuário, o projeto atende 120 crianças (de 7 a 18 anos) moradores do entorno do aeroporto, proporcionando o acesso a atividades que reforçam o vínculo familiar e as relações sociais, o que os afasta do trabalho infantil.

As oficinas são desenvolvidas por faixa etária, nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, nas seguintes frentes: música, informática, competências para a vida, artes, inglês, robótica e esporte. Em 2020, por conta da pandemia, o projeto foi paralisado e será retomado assim que possível.

Informações da GRU Airport

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias