GRU Airport orienta sobre a continuidade da vacinação nesta segunda-feira

Imagem: GRU Airport

A GRU Airport, Concessionária que administra o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, realiza amanhã, segunda-feira, 31 de maio, mais uma etapa de vacinação contra a COVID-19. Neste segundo dia de vacinação, serão aplicadas doses da vacina Astrazeneca/Oxford a todos os funcionários maiores de 30 anos.

O Atendimento acontecerá das 9h às 16h, no saguão do Terminal 1, para pessoas elegíveis e com credencial válida. Na última sexta, 28 de maio, primeiro dia de vacinação, cerca de cinco mil profissionais com idades entre 40 e 60 anos receberam a primeira dose da imunização.

Essa ação de imunização acontece conforme o Programa Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19 do Ministério da Saúde. São elegíveis à vacinação prioritária contra a Covid-19, até o momento:

(i) funcionários das companhias aéreas, definidas pelo Decreto nº1.232/1962 e pela Lei nº13.475/2017;

(ii) funcionários do aeroporto e;

(iii) funcionários das empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo (ESATAS), definidas pela Resolução ANAC 116/2009.

*Pilotos e Comissários de bordo deverão apresentar os devidos comprovantes da situação de trabalhador empregado na companhia aérea.

Abaixo, o cronograma de aplicação (por idade):

28/5, sexta-feira:

Entre 40 e 60 anos

31/5, segunda-feira:

Maiores de 30 anos

01/06 terça-feira:

Maiores de 18 anos

De acordo com as instruções da ANVISA, não devem se vacinar nesta campanha (restrições devidas ao tipo de vacina aplicada – Astrazeneca/Oxford):

• Mulheres em puerpério (até 45 dias desde a realização do parto);

• Gestantes;

• Pessoas que tenham tomado vacina contra H1N1 há menos de 14 dias;

• Pessoas que tiveram, nos últimos 30 dias, início de sintomas da COVID-19 ou contato com pessoas contaminadas.

Pessoas imunossuprimidas e em tratamento oncológico ou que finalizaram o referido tratamento nos últimos 6 meses poderão se vacinar mediante apresentação de relatório médico.

ATENÇÃO:

Segundo a regra de priorização estabelecida pelo Ministério da Saúde, não são elegíveis à vacinação até o momento os credenciados que não se enquadrem especificamente nos grupos listados acima, a exemplo de:

– Lojistas;

– Serviços de alimentação;

– Despachantes;

– Transportadores;

– Importadores e exportadores;

–  outros.

IMPORTANTE:

O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento social.

A vacinação nesta campanha está sujeita à disponibilidade de doses da vacina.

Orientações gerais:

• É necessário preencher o formulário e levá-lo na data de vacinação (clique aqui para acessar a página da GRU Airport em que o formulário é disponibilizado);

• Haverá transfer (ônibus) específico para transporte entre o Terminal 2 e o Terminal 1. O ponto de parada será no desembarque oeste, primeira calçada, e começará a circular às 8h30 a cada 15 minutos;

• O estacionamento do Terminal 1 estará liberado para acesso durante os dias de vacinação;

• Após o dia 01/06/2021 o público elegível incluído neste grupo prioritário poderá procurar as Unidades Básicas de Saúde do município de Guarulhos;

• É recomendado que integrantes de outros grupos prioritários para a vacinação procurem preferencialmente a Unidade Básica de Saúde do seu município.

Orientação pós vacinação:

Em caso de mal-estar ou sintomas gripais, procure um serviço de saúde. Em caso de mal-estar no aeroporto, procure o ambulatório São Francisco, ou, em caso de colaboradores GRU Airport, o ambulatório médico.

Os casos que não conseguiram se vacinar dentro do período previsto pela sua faixa etária poderão procurar a UBS do município. A segunda dose da vacina deve ser ministrada depois de 90 dias da dose inicial.

Informações da concessionária GRU Airport

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias