Grupo Air France-KLM avalia fazer a maior encomenda de aviões de sua história

Imagem: M.Oertle / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

Depois do recente grande pedido de 270 aviões feito pela companhia aérea americana United Airlines, dividido entre 70 jatos Airbus A321neo e 200 jatos Boeing 737 MAX, mais uma importante encomenda está em jogo para ser disputada entre as duas maiores rivais da indústria aeronáutica mundial.

O terceiro maior grupo aéreo da Europa, o Air France-KLM, composto, além das duas principais, também por HOP!, KLM Cityhopper, Transavia, Transavia France, Martinair e Joon, está conversando com as duas fabricantes sobre a maior encomenda de sua história.

Segundo informa a Reuters, o CEO do grupo, Ben Smith, foi citado dizendo que um total de cerca de 160 jatos está em pauta em negociações. Isso porque, segundo o executivo, em 2004 o Air France-KLM era o maior grupo aéreo da Europa, mas os concorrentes Grupo Lufthansa e IAG (Iberia e British, entre outras) “trabalharam de forma mais eficaz” desde então e, “obviamente, também podemos fazer isso, mas precisamos avançar um pouco mais rápido.”

“Está na agenda desde 2004, mas nunca foi colocado em prática como está sendo agora. Estou muito satisfeito por poder montar esta encomenda, a maior da história do grupo”, disse o CEO em uma entrevista ao jornal holandês Het Financieele Dagblad.

Nada foi revelado especificamente sobre os modelos dos 160 aviões a serem encomendados, porém, ainda segundo a Reuters, um porta-voz do grupo comentou que se trata de “renovar e ampliar” as frotas de médio curso da unidade holandesa KLM e os braços franceses e holandeses da subsidiária de baixo custo Transavia.

Assim sendo, uma nova disputa entre a família A320neo e 737 MAX parece ser o mais óbvio, de forma semelhante à encomenda da United Airlines.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Guarulhos alerta sobre vagas de emprego falsas

0
A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, fez um alerta ao público em geral.