Início Empresas Aéreas

Grupo VARIG VIVE é criado para apoiar a preservação de histórico Boeing 727

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Conforme acompanhamos desde o mês passado, em 16 de outubro apresentamos a informação de que um Boeing 727-100 que havia pertencido à VARIG estava sendo leiloado ao preço inicial de R$ 40 mil.

O trijato de matrícula PP-VLD foi entregue à companhia em 1970 e, anos depois, já em 1989, foi convertido de avião de passageiros para cargueiro. Repassado para a divisão de cargas da empresa, a VARIG Carga, que se tornaria a VARIG LOG, voou até 2006 antes de ser aposentado.

Imagem: Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons

O jato ficou estocado no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, esperando por um novo destino até ser entregue ao abandono após a falência da VARIG.

Mas, depois que a comunidade aeronáutica tomou conhecimento do leilão do PP-VLD a partir de nossa publicação, um movimento saudosista ganhou força. Liderados pelo ex-engenheiro de voo da VARIG Rubem Oscar Bürgel, os “Variguianos” organizaram uma vaquinha para arrematar a aeronave e impedir que ela virasse sucata.

O 727 foi arrematado no dia 23 de outubro por R$ 85 mil, num certame ganho pelos ex-funcionários da empresa.

Contudo, passado o momento de garantir que o jato não fosse destinado a algum ferro-velho, um novo desafio se mostrou presente em relação ao clássico avião brasileiro: os custos para lidar com a máquina.

Diante disso, os novos responsáveis pelo avião montaram o Grupo VARIGVIVE para buscar apoio. Eles informam que a formatação jurídica associativa com CNPJ já está em andamento e, em breve, canais oficiais para captação de doações serão divulgados.

Segundo o grupo, os altos custos envolvem desmontagem, transporte, remontagem, restauração e manutenção, além de aluguel do espaço onde ficará exposto, portanto, qualquer ajuda é bem-vinda e fundamental para viabilizar a continuidade das ações.

O PP-VLD será totalmente restaurado e, conforme os planos, deverá estar futuramente exposto e aberto à visitação pública no futuro Memorial da Viação Aérea Riograndense, da Associação de apoiadores VARIGVIVE.

Enquanto os canais oficiais não são divulgados, o Grupo disponibiliza uma conta corrente em nome de Rubem para quem tiver interesse em já apoiar a iniciativa. As doações podem ser feitas conforme os dados a seguir:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

https://aeroin.net/dia-que-variglog-presentou-publico-lindo-rasante-boeing-727/

Sair da versão mobile