Guru do clima de Joe Biden criticado por ter um jatinho particular

Foto: Campanha de John Kerry 2004

O político John Kerry, principal conselheiro ambiental do presidente Joe Biden, foi colocado no meio de uma polêmica por uma parte da imprensa dos Estados Unidos, citando que, embora ele combata os combustíveis fósseis e a poluição, sua família ainda possui um jato particular.

Um registro da Federal Aviation Administration (FAA) mostra uma aeronave de propriedade da Flying Squirrel LLC, uma empresa privada de jatos fretados da esposa do secretário, Teresa Heinz-Kerry, informou a Fox News. O certificado de registro do avião, do modelo Gulfstream IV (N57HJ) foi emitido em julho de 2005 e expira em outubro de 2023, de acordo com os registros da FAA citados pela Fox.

Estudos mostram que os jatos corporativos emitem 40 vezes mais carbono por passageiro do que os aviões comerciais, que são compartilhados por muitas pessoas.

A imprensa comenta que, no final de janeiro, respondendo a uma pergunta sobre o plano climático de Biden e as potenciais perdas massivas de empregos nas indústrias de petróleo, gás e carvão, Kerry insistiu que as pessoas que trabalham em indústrias prejudicadas por esforços ambientais “têm melhores escolhas” e podem “ir ao trabalho para produzir painéis solares”.

A discussão ganhou efervescência nas redes sociais, sobretudo no Twitter, exacerbada pela grande polaridade que também toma conta da política americana.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias